Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2012 - 16h37

Com frutas, peixes e até formigas, Manaus encontra Recife no festival de Tiradentes

Publicidade

NAIEF HADDAD
enviado especial a Tiradentes (MG)

Não são combinações inusitadas além da conta?, perguntavam-se um e outro no salão.

Um dos jantares de abertura da 15ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, anteontem (dia 24), espalhou pitadas de desconfiança entre os gourmets que chegavam ao evento, no restaurante da pousada Brisa da Serra.

Edson Teixeira/Divulgação
Doce de coco servido com uma formiga
Doce de coco servido com uma formiga

O menu intercalou pratos de dois chefs em ascensão. Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, de Manaus, é um catarinense que vive há 10 anos na capital do Amazonas e utiliza os ingredientes locais. Já André Saburó abriu o Quina do Futuro, em Recife, há 26 anos, onde oferece pratos japoneses sob forte influência brasileira.

Para acompanhar as criações de um e de outro, vinhos portugueses.

A desconfiança logo deu lugar a expressões de surpresa entre os comensais. Os peixes serviam como fio-condutor do jantar, garantindo coerência mínima entre os pratos. Não era, contudo, uma amarra que impedisse a demonstração do talento de cada chef.

Entre os pratos de Saburó, o destaque foram as vieiras frescas laminadas sobre verdura ora-pro-nóbis, uma ligação suave do Japão com Minas Gerais.

Com sabor intenso e extremamente macia, a costela do peixe tambaqui com o mousseline de mandioquinha de Schaedler foi o ápice do jantar.

Também preparada pelo chef de Manaus, a sobremesa reuniu doces de frutas brasileiras como cupuaçu e pupunha. Sobre o delicado doce de coco, uma formiga. Sim, uma formiga.

Schaedler não é o primeiro chef a brincar com o inseto em um prato. Mas não deixa de ser uma ousadia combinar coco e formiga. Com a fruta, mal se percebe o gosto da tanajura _mas sua "crocância" é rapidamente notada.

Por instantes, a formiga virou o assunto do jantar. Mas os protagonistas da noite eram mesmo os peixes.

O jornalista Naief Haddad viajou a convite da organização do festival

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página