Segunda edição de guia mapeia gastronomia da periferia de São Paulo

'Prato Firmeza', que será lançado em 2/8, apresenta 38 restaurantes, bares e serviços de entrega

LAURA VALENTE
São Paulo

​A gastronomia produzida fora do centro expandido de São Paulo cresce em ritmo acelerado, enquanto o interesse que desperta e o mapeamento da nova cozinha tentam correr atrás.

A forte expansão enseja iniciativas como o guia "Prato Firmeza", cuja segunda edição será lançada em agosto. O roteiro gastronômico apresenta 38 restaurantes, bares e deliveries espalhados por bairros como Carandiru e Paraisópolis, além de cidades da zona metropolitana como Osasco, Diadema,  Ferraz de Vasconcelos e São Bernardo.

A ideia surgiu em 2011 com um dos primeiros alunos de jornalismo da Énois, Matheus Oliveira, apaixonado por comida da região do Capão Redondo. Ganhou uma versão digital e cinco anos depois, teve versão em papel.

A iniciativa foi tão bem recebida que se tornou parte da formação de jornalistas oferecida pela ONG Énois, com duração de um ano. No último processo, 280 pessoas disputaram dez vagas.

A nova edição será lançada no Mocotó, restaurante referência do movimento de saída do centro paulistano ao atrair o público para endereços periféricos. O volume mostra que há comida boa fora do centro e as histórias de cada negócio ante as adversidades do mercado.

A apuração do guia permite aos alunos reconhecer o próprio território e perceber que a periferia não é apenas uma.

Guilherme Petro, que foi repórter na primeira edição e produtor na segunda do guia, relata que o "Prato Firmeza" o tornou mais ativo no bairro onde mora, Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. A região, hoje conhecida pela crescente produção orgânica, sequer antes chamava a atenção do estudante.

Formado em gastronomia, ele redescobriu o próprio bairro, como o restaurante da Dona Marlene, presente na primeira edição, que usa frutas nativas da mata atlântica preservada na região e os legumes e verduras orgânicos locais. "Para mim, esse é um lugar de referência na cidade, equiparado aos restaurantes das zonas mais centrais", afirma Petro.

A última turma de alunos do curso da Énois é a responsável pela websérie "Comida de Quebrada", lançada em parceria com a TV Folha.


Coordenadas

Hamburguer do Chef 
Rua Manoel Taveira - Saída do metrô Parada Inglesa

Segunda a sexta, 14h às 22h

Bar do Lopes
Avenida do Cursino, 1293 - Jardim da Saúde
Segunda a sexta, das 7h às 24h; sábado, das 8h às 24h; domingo, das 8h às 23h

Esfihas Dozza
R. Armênia, 468, Presidente Altino
Segunda a sábado, das 12h às 22h

Sem Conservadores
Entrega nas catracas do metrô (a combinar)
Tel.: (11) 95281-6957

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado em versão anterior do texto, Ferraz de Vasconcelos é uma cidade da região metropolitana de São Paulo, e não um bairro.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.