Festival Fartura oferece pratos de grandes chefs

No último dia do evento, também serão oferecidas aulas práticas

MATHEUS PRADO
São Paulo

Metade do Festival Fartura já passou, mas o copo continua meio cheio. A programação deste domingo (5), no Jockey Club, oferece alternativas para um programa de final de semana.

Além das barraquinhas, onde são servidos pratos e petiscos preparados por alguns dos melhores chefs do Brasil, haverá aulas teóricas e práticas de cozinha, feira de produtores e atrações musicais e cênicas.

No Espaço Interativo, onde o público pode colocar a mão na massa com os instrutores, quatro aulas práticas são oferecidas.

Às 12h30, por exemplo, o chef Lucas Medina ensina o preparo de uma moqueca de banana e camarão com os sabores da cozinha capixaba.

Já às 18h30, a paraibana Ana Cloris, do Anita Pâtisserie, leva os alunos para conhecer o mundo da confeitaria francesa. Será preparada uma clássica bomba francesa, de massa choux (macia e oca por dentro), com um toque brasileiro —recheio de creme de paçoca, que ela também ensinará a fazer.

Cloris conta que não precisa "nem de experiência, nem de jeito" para executar a receita, mas de precisão. Para ela, o preparo de doces é praticamente uma ciência exata.

Na área Cozinha ao Vivo, onde chefs demonstram o processo de produção e preparo de alguns de seus pratos mais icônicos, há também opções apetitosas.

Alysson Muller, às 18h30, demonstra como é feito o arroz de polvo com linguiça Blumenau, prato de sucesso no seu restaurante Rosso, em Florianópolis.

Veterano em festivais Fartura, ele conta que o público que está ali busca aprender técnicas e conceitos. "Eu ensino, por exemplo, o processo de cocção do polvo." Isso porque, quando feito da forma errada, pode ficar borrachudo.

Antes, às 17h, a chef Natalie Passos ensina a preparar um salpicão vegano. O Espaço Conhecimento conta com receitas e pratos de todo o país. Às 15h, Márcia Garbin ensina a fazer sorvete em casa com diferentes leites.

O evento vai das 12h às 20h e os ingressos, que custam R$ 25, devem ser comprados no site do evento www.farturabrasil.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.