Folha estreia blog sobre cervejas artesanais

Racha uma Breja, da jornalista Maria Shirts, mostra mundo da bebida pela ótica das mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta segunda-feira (19) o blog Racha uma Breja, da jornalista Maria Shirts.

Ela embarcou em uma viagem de seis meses pela Europa e pelos Estados Unidos para traçar uma linha do tempo da cerveja artesanal e mostrar esse mundo pela “ótica das mulheres”.

Grande "entusiasta de cerveja", como ela própria se descreve, começou a fazer cursos e frequentar bares especializados. Há dois anos, passou a produzir cerveja em casa e criou um coletivo com amigas. Todas mulheres.

"Foi assim que surgiu meu projeto para o blog", diz. Para Shirts, ainda "há uma discriminação de gênero muito forte, mais até do que outros meios tradicionalmente masculinos".

Maria Shirts, jornalista responsável pelo blog Racha uma Breja
Maria Shirts, jornalista responsável pelo blog Racha uma Breja - Adriano Vizoni/Folhapress,

Apesar do foco, Shirts ressalta que não vai se restringir a isso. “Quero mostrar toda a cadeia de produção." Desde o processo dentro de fábricas tradicionais, até quando a cerveja é servida em um bar ou vendida em um supermercado.

“Não quero falar do sofrimento das mulheres”, diz, em tom de brincadeira, “mas quero trazer experiências e mostrar como elas veem as tendências de mercado e de consumo porque não temos muita voz nesse universo”.

Depois do tour por países como República Tcheca, Inglaterra e Alemanha, onde existe uma tradição antiga de cerveja artesanal, em outubro ela cruza o Atlântico. Apesar da produção mais recente, ela conta que a quantidade de fábricas nos Estados Unidos já ultrapassa as europeias.

Para Shirts, é importante ter esse tipo de espaço para o blog. “É um assunto que está na moda, mas ainda é muito nichado. É preciso democratizar, também é cultura, gastronomia.”
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.