Descrição de chapéu

Gabi Monteleone lança livro e questiona escolhas e responsabilidades dos bebedores de vinho

Sommelière propõe que o leitor não se entregue 'nas mãos da indústria'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Katherina Cordás
São Paulo

Falar sobre vinho pode ser visto como algo elitista e distante da realidade da maioria das pessoas. Em seu novo livro, "Conversas Acerca do Vinho", a sommelière Gabriela Monteleone busca, entretanto, justamente humanizar essa relação com o vinho, aproximando a bebida a todos os tipos de público e trazendo à tona questões que vão muito além do beber.

.
Gabriela Monteleone, autora do livro 'Conversas Acerca do Vinho' - Divulgação/Gil Inoue

Sommelière há mais de 15 anos, Gabriela trabalha hoje com alguns dos principais profissionais da gastronomia, como Alex Atala e Bel Coelho. Em seu projeto "Tão Longe Tão Perto", ao lado do empreendedor Ariel Kogan, ela deu início a uma série de conversas que criavam elos entre produtores de vinho e consumidores finais.

Foi assim que o projeto saltou das reuniões para as páginas deste que é seu primeiro livro, a ser lançado na segunda-feira (20), a partir das 16h, no restaurante Futuro Refeitório, em São Paulo.

Em quase 300 páginas, "Conversas Acerca do Vinho" provoca reflexões, questionamentos e discussões sobre a segunda bebida alcoólica mais consumida no mundo.

Gabriela propõe ao leitor pensar o que há por trás de cada taça —histórias, pessoas, locais, tradições—, e nos lembra constantemente que, em cada gole, existe sustentabilidade, biodiversidade, regeneração, cultura, economia e política.

"Como falar de vinho e não falar de política pública, em um momento de colapso econômico e ambiental em todo o mundo?", provoca a autora.

São cinco capítulos que discutem a ética perante a produção vinícola, não apenas visando trabalhos inovadores, mas questionando as escolhas do consumidor final diante da responsabilidade do que se ingere, do que se consome.

Por meio de entrevistas com produtores de vinhos de diversos lugares do mundo, Gabriela expõe de maneira clara e acessível um novo momento da vitivinicultura, que busca não apenas bebidas saborosas, mas também —e principalmente— éticas.

Entre os nomes ouvidos pela autora, nota-se o consenso de uma busca do setor por mudanças de paradigmas. Demonstram, em comum, uma gana pela diversidade e um ideal de mundo, de agricultura e de mercado.

Como se houvesse um movimento de novos caminhos a serem traçados, em uma busca por conhecimentos distintos a cada abrir de rolhas.

"Tudo o que comemos ou bebemos vem carregado de escolhas", coloca Marina Santos, proprietária da Vinha Unna, no Rio Grande do Sul, lembrando ao leitor que vinho também é um alimento e, assim como se tem consciência perante o que se come, também é preciso desenvolver esse olhar perante o que se bebe.

Esse compilado inédito e fresco apresenta a bebida milenar como forma de arte, de prazer e sedução. O vinho, como personagem principal do livro, vem para provocar sensações subjetivas, memórias, famílias, imagens, filosofia.

.
Capa do livro 'Conversas Acerca do Vinho', de Gabriela Monteleone - Divulgação

Gabriela propõe ao leitor que não se entregue nas mãos da indústria, que tenta constantemente moldar paladares ditando o que se produz e o que se consome. O convite da sommelière é para que se abra os olhos perante as várias realidades que cercam cada experiência com uma taça.

"Conversas Acerca do Vinho" é feito sobre e para vinhateiros, consumidores, profissionais, especialistas, entusiastas. O que sobra, pós-leitura, é a indagação: "Qual vinho você vai escolher a partir de agora?".

A pulga atrás da orelha pergunta se olharemos da mesma forma para cada garrafa tomada ou comprada, ou se novos caminhos foram abertos e desmistificados.

Conversas Acerca do Vinho

  • Preço R$ 65
  • Autor Gabi Monteleone
  • Editora Independente
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.