Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 08h00

Saiba particularidades sobre o lúpulo, vegetal que dá aroma e sabor à cerveja

Publicidade

LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

Membro da família canabis, a planta do lúpulo se assemelha a um vinhedo e as femininas parecem pequenas pinhas verdes. Somente elas, ainda não fecundadas, podem ser utilizadas na produção da cerveja.

Produção caseira de cerveja vira frisson em São Paulo

Nativa da Europa e da Ásia, era colhida na Antiguidade pelos romanos que comiam seus brotos. Data de 1067 o primeiro registro do uso do ingrediente, deixado por uma freira erudita.

Carlos Cecconello/Folhapress
Lúpulo
Lúpulo

Hoje, artigo raro, cultivado somente no hemisfério norte --e atualmente também em plantações hidropônicas, que otimizam seu crescimento--, é o item mais caro adotado no processo de elaboração dessa bebida fermentada.

Protegida por telas para evitar o contato com os pássaros, a erva que outrora foi adotada pela sua potência antisséptica e sua capacidade de conservação, hoje virou ingrediente indispensável na fórmula da cerveja. São aproveitados os óleos aromáticos e as resinas 'para dar amargor e aroma à bebida.

São importadas já secas e prensadas e devem ser acrescidas à mistura líquida em dois momentos diferentes, de acordo com a característica que o produtor quer ressaltar. Os óleos, por exemplo, são substancias voláteis e precisam ser acrescidos no final do processo para que os aromas não evaporam depressa --processo chamado de lupulagem tardia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página