Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2010 - 09h20

Aprenda a fazer receita com cavaquinha, crustáceo semelhante à lagosta

Publicidade

MARINA FUENTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Crustáceo semelhante à lagosta, a cavaquinha tem pesca liberada no litoral brasileiro entre os meses de agosto e dezembro e é tema desta edição do Boa Vida.

O preparo da cavaquinha, também conhecida como lagosta sapateira, pode ser feito de diversas maneiras, mas é importante não cozinhá-la muito, para não correr o risco de a carne ficar endurecida.

Quem dá a dica é o chef de cozinha Geraldo Rodrigues, do restaurante francês Freddy, que promove até o dia 19 de dezembro seu 10º festival com o ingrediente.

Geraldo também orienta como escolher o produto em feiras e mercados: "Aperte a barriga da cavaquinha, que deve estar bem firme. Se estiver mole, não vale a pena comprar, pois é sinal de que tem pouca carne", afirma. O cozinheiro também aconselha a não comprar a cavaquinha congelada, que não tem como ser "testada".

Assista no vídeo as orientações do chef sobre o produto e acompanhe o passo-a-passo do preparo da cavaquinha ao molho de champanhe.

Veja vídeo

Cavaquinha ao molho de champanhe

Ingredientes (para uma porção):

Para o molho branco
Uma pitada de noz moscada
Creme de leite fresco 250ml
1/2 colher de sopa manteiga
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de sopa de amido dissolvida em um pouco de leite (ou o suficiente para engrossar)
Pimenta branca moída a gosto
Sal a gosto

Para a cavaquinha
3 cavaquinhas pequenas ou duas grandes
uma colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de champignom
1/2 dose de conhaque
1 taça de champanhe
1 colher de extrato de tomate
1 colher de sopa de leite de coco
1 xícara de arroz branco cozido como de costume

Modo de preparo
Comece pelo molho branco que vai ser usado na finalização do prato colocando o creme de leite fresco na panela e acrescentando a manteiga em seguida. Depois de derretida, rale a noz moscada, tempere com sal, pimenta e molho inglês.

Dissolva o amido de milho em um pouco de leite e vá adicionando aos poucos observando o ponto do creme. Quando estiver espesso, é sinal de que está pronto.

Parta para as cavaquinhas cortando as laterais da casca com uma tesoura e puxe a carne do crustáceo para fora com cuidado para não desmembrá-lo. Corte alguns centímetros das costas da cavaquinha para abrir a carne como um filé.

Seque as cavaquinhas com um pano limpo e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter. Acrescente a cebola picadinha e mexa até dourar. Coloque as cavaquinhas para refogar.

Acrescente o champignom em conserva e refogue mais um pouco. Adicione o conhaque e flambe o preparo. Espere ferver um pouco e junte o champanhe, deixando refogar por cerca de cinco minutos. Coloque o extrato de tomate e, em seguida, o leite de coco. Ponha uma concha do molho branco que já foi feito - quando aquecer já está pronto para servir.

Emprate as cavaquinhas e cubra para não esfriar. Enquanto isso, use o molho do prato que restou na panela para "puxar" o arroz branco já cozido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página