Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2011 - 07h15

Filmes da Mostra Internacional têm comida como tema

Publicidade

LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

Nesta 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, quatro filmes dedicam seus roteiros a temas envolvidos no universo da comida.

"Mozzarella Stories" é uma comédia italiana que conta a história de um produtor de mozarela de búfala que vê seu negócio entrar em crise diante da concorrência chinesa --que vende queijos a preços muito mais em conta.

Na produção coletiva "Mundo Invisível", que traz olhares de diretores como Manoel de Oliveira e Wim Wenders sobre o mesmo tema, a portuguesa Maria de Medeiros assina um curta no qual escolheu os bastidores da cozinha do restaurante Fasano para retratar "o invisível na cidade de São Paulo".

Produção americana, "Jiro Dreams of Sushi", de David Gelb, fala sobre um lendário sushiman de 85 anos, que trabalha em Tóquio na busca do corte perfeito de peixe. O filme ainda não chegou ao Brasil, mas está a caminho e logo integrará a programação.

Divulgação
Cena do filme Toast, baseado na biografia do chef Nigel Slater, que está na Mostra Internacional de Cinema de SP
Cena do filme Toast, baseado na biografia do chef Nigel Slater, que está na Mostra Internacional de Cinema de SP

TORRADAS

O filme "Toast" conta a história do chef-celebridade Nigel Slater. Ainda garotinho, ele se enfurnava sob os cobertores durante a noite e lia, obstinado, livros de receita.

Durante o dia, ajudava sua mãe na cozinha, a ensinar a melhor maneira de preparar isso ou aquilo. Ela, ainda assim, escorregava vez ou outra e acabava preparando torradas. "É impossível não amar alguém que te faz torradas", o menino pensava.

S.J. Clarkson (mesmo diretor de "Billy Elliot") toma uma família de pai autoritário na Inglaterra dos anos 60 como pano de fundo e desenrola o drama de Nigel --ao perder a mãe, ele tem de aprender a conviver com a madrasta, Ms. Potter (Helena Bonham Carter), provocante e cozinheira infalível.

A comida permeia as relações e enriquece a trama. São receitas lindas e apetitosas, das quais quase se sente o cheiro por trás da tela.

MOZZARELLA STORIES
Direção: Edoardo de Angelis
Produção: Itália
Quando: dia 27, às 21h20 (Unibanco Arteplex 4), dia 30, às 17h40 (Espaço Unibanco 3); dia 31, às 15h40 (Espaço Unibanco)
Classificação: 12 anos

MUNDO INVISÍVEL
Direção: Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Maria de Medeiros e outros
Produção: Brasil
Quando: Dia 2, às 20h (Unibanco Arteplex 1); dia 3, às 19h10 (Unibanco Arteplex 2)
Classificação: 14 anos

TOAST
Direção: S.J. Clarkson
Produção: Reino Unido
Quando: dia 30, às 15h30 (Cinemateca - Sala BNDES); dia 2, às 17h20 (Cinesesc)
Classificação: Livre

JIRO DREAMS OF SUSHI
Direção: David Gelb
Produção: EUA
Quando: em aberto
Classificação: Livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página