Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2011 - 09h55

Livro narra histórias de gatos resgatados de situações de risco

Publicidade

DE SÃO PAULO

Aos sete dias de vida, o gatinho vira-lata Ozzy foi achado no lixo de um condomínio em São Paulo. Ele não conseguia miar nem se mexer. Alguém achou que estivesse morto e o jogou fora.

Sorte a dele que a dupla Susan Yamamoto e Juliana Bussab, fundadoras da ONG AUG (Adote um Gatinho), havia sido chamada para resgatar a ninhada que uma gata tinha tido no jardim do condomínio. Acharam Ozzy, um dos filhotes, inerte no latão.

Susan conta que sua desconfiança -e a de alguns moradores- é que os gatinhos recém-nascidos tivessem virado brinquedo nas mãos das crianças, que os arremessavam contra a parede.

Karime Xavier/Folhapress
O gato Ozzy, que foi tirado do lixo com 7 dias, e sua dona, Susan Yamamoto
O gato Ozzy, que foi tirado do lixo com 7 dias, e sua dona, Susan Yamamoto

A travessura rendeu a Ozzy uma lesão no cérebro, que afeta sua visão, sua capacidade de equilíbrio e algumas habilidades motoras.

Segundo Susan, o gato levou um ano para aprender a usar a caixa de areia e andar.

Mas Ozzy, que hoje tem cinco anos, é um exemplo de superação, diz Susan. "Ele é todo tortinho, mas saudável e feliz. Do jeito dele, mas feliz."

A história de Ozzy é uma das 12 sobre felinos salvos de situações de risco narradas por Susan e Juliana em "Gatos Sortudos - Histórias Emocionantes de Bichanos Resgatados", da Livros de Safra, que será lançado hoje em SP.

De acordo com Juliana, o objetivo do livro é desmistificar 12 crenças populares sobre gatos. No caso de Ozzy, a ideia era mostrar que gato não é brinquedo.

Outra lenda posta em xeque no livro é a de que gatos caem sempre em pé. O exemplo usado é o de Chica, que caiu de uma janela do quinto andar e ficou paraplégica.

-

GATOS SORTUDOS - HISTÓRIAS EMOCIONANTES DE BICHANOS RESGATADOS

QUANDO Lançamento hoje, das 15h às 19h

ONDE Livraria da Vila, shopping Pátio Higienópolis

QUANTO R$ 35

SITE www.adoteumgatinho.org.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página