Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2011 - 12h12

Vigilância Sanitária manda incinerar tecidos importados dos EUA

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

A Vigilância Sanitária de Pernambuco determinou nesta quarta-feira (28) a incineração das cerca de 50 toneladas de tecidos importados dos EUA e classificadas como lixo hospitalar, estocadas em três depósitos interditados da empresa Império do Forro de Bolso, no Agreste do Estado.

Perícia encontra sangue em lixo hospitalar apreendido em PE
Alfândega autoriza devolução de lixo hospitalar para os EUA
Justiça bloqueia R$ 126 mil de empresa que vendia lixo hospitalar

A determinação, publicada na edição de hoje do "Diário Oficial" de Pernambuco, ocorre dias após a Polícia Federal confirmar ter encontrado sangue nas amostras de tecidos analisados pelo INC (Instituto Nacional de Criminalística).

Em três portarias, a Vigilância Sanitária informa que a pena foi decidida porque a empresa armazenou, manipulou, segregou, reciclou e vendeu "peças de tecidos já utilizadas em serviços relacionados com a assistência à saúde, classificadas como resíduos de serviços de saúde".

Ainda segundo as portarias, a empresa também não obedeceu as condições de manejo do material nas fases de acondicionamento, manuseio e armazenamento e não garantiu a segurança dos seus funcionários, que manipularam o produto.

Receita Federal PE - 12.out.11 /Divulgação
Contêiner com lixo hospitalar apreendido no Porto de Suape; Vigilância Sanitária determinou incineração
Contêiner com lixo hospitalar apreendido no Porto de Suape; Vigilância Sanitária determinou incineração

O esquema de importação do lixo hospitalar foi descoberto após a Receita Federal interceptar, entre os dias 11 e 13 de outubro, no porto de Suape (PE), dois contêineres carregados com lençóis, fronhas e toalhas usados em hospitais dos EUA. Junto com tecidos manchados de sangue havia seringas, drenos e máscaras cirúrgicas usados.

No dia 14, a Folha encontrou lençóis semelhantes, manchados e com marcas de hospitais americanos, à venda em uma loja da Império do Forro de Bolso, em Santa Cruz do Capibaribe. A Vigilância Sanitária interditou o local. Dias depois, os outros dois galpões da confecção foram fechados.

O dono da Império do Forro de Bolso, Altair Teixeira de Moura, disse que o lixo hospitalar foi enviado por engano. Segundo ele, a empresa havia encomendado apenas tecidos de algodão com defeito, para a fabricação de forros de bolso.

Segundo o diretor-geral da Vigilância Sanitária de Pernambuco, Jaime Brito, o empresário terá 15 dias para recorrer da decisão ao secretário estadual da Saúde, Antônio Figueira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página