Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2012 - 10h54

Tendas da prefeitura ajudam moradores de rua em São Paulo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Tendas da Prefeitura de São Paulo oferecem auxílio a moradores de rua no parque Dom Pedro, centro da capital.

No local, é possível tomar banho (as filas chegam a meia hora), ver TV, jogar bilhar e receber orientação de assistentes sociais. Foram criadas em 2009, e as atividades são gratuitas.

Na manhã de ontem, 300 pessoas ocupavam o local, nenhum egresso da cracolândia, disse Jair Marques da Silva, 36, um dos educadores que trabalham nas tendas.

"É fácil reconhecer quando vem um. Eles têm o olho vidrado, estão sem tomar banho há dias. Só vi um ou outro desde que a polícia começou [a operação] lá."

Quem procura as tendas geralmente é dependente de álcool e drogas (crack principalmente) que vive na região do parque. Há também famílias sem teto, pessoas com problemas psiquiátricos e até procurados pela polícia.

Fábio Braga - 8.jan.12/Folhapress
Tenda montada pela prefeitura auxilia moradores de rua na região central de São Paulo
Tenda montada pela prefeitura auxilia moradores de rua na região central de São Paulo

Ontem, os banheiros químicos estavam sujos, com fezes sobre os vasos. O local é limpo todo dia, segundo o estabelecimento, mantido pela ONG Aliança de Misericórdia.

Havia quem dormisse no chão, estirado sobre papelão, e grupos a papear. Aos sábados à tarde há partidas de futebol em um campinho.

Jair é uma espécie de juiz da tenda. Ele monitora o grupo para evitar brigas e uso de droga e álcool (proibidos).

A impressão é que uma divisão frágil separa a tranquilidade do caos. Os moradores de rua, quando embriagados, falam alto e desafiam uns aos outros.

A Folha viu um dos conviventes, como são chamados, exibir um celular que havia acabado de roubar de um "boyzinho". A mercadoria é quase sempre trocada por droga, diz o educador.

Morador de rua desde que se viciou em cocaína e álcool, Cléber Luiz dos Santos, 24, dorme no largo São Francisco e é conhecido por ser o melhor jogador do campinho. "Aqui pelo menos dá para tomar banho, ficar sossegado."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página