Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2012 - 11h55

Nível do rio baixa, mas Defesa Civil mantém alerta em Campos (RJ)

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

O nível do rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, baixou 15 centímetros desde a madrugada e atingiu 11 metros na manhã desta quarta-feira. De acordo com o comandante adjunto da Defesa Civil do município, major Edson Pessanha, o órgão continua em estado de alerta máximo, mas a situação está "sob controle". O nível de transbordo do rio é 9,60 metros.

Veja imagens da chuva em Sapucaia
Ouça dicas para evitar doenças após as enchentes
Buscas por soterrados são retomadas em Sapucaia, no Rio
Um ano depois, Teresópolis ainda guarda marcas da tragédia
Ministros prometem recursos para regiões atingidas no Rio
Leia mais notícias sobre as chuvas pelo país

"Em algumas ruas, que tinham sido inundadas ontem com a enchente do rio, a água já está escoando e a situação está melhorando. Vamos continuar com a equipe de prontidão, mas a nossa expectativa é que, durante todo o dia, o rio continue baixando", afirmou.

O major lembrou que a Defesa Civil faz plantão permanente na comunidade de Três Vendas, que ficou alagada após o rompimento de um dique na semana passada, levando água e alimento para as famílias que não deixaram suas casas, mesmo com a recomendação das autoridades. Na localidade, as casas continuam submersas e em alguns pontos o nível da enchente chega a dois metros.

O comandante adjunto da Defesa Civil de Campos destacou ainda que somente após o total escoamento da água é que será possível fazer qualquer tipo de reparo nos trechos danificados da rodovia BR-356.

Na noite de ontem, o Paraíba do Sul sofreu nova enchente e transbordou em Campos. A Defesa Civil usou sacos de areia para vedar os bueiros e diminuir a pressão da água que aflorava pela rede de drenagem.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil, divulgado na noite de ontem, há nas regiões norte e noroeste do estado 8.608 desalojados (estão em casas de amigos e parentes) e 3.042 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Um novo boletim deve ser divulgado na tarde de hoje.

Rafael Andrade - 06.jan.12/Folhapress
Moradores em rua alagada no bairro de Três Vendas, onde rio Muriaé invadiu cidade após o rompimento de dique
Moradores em rua alagada no bairro de Três Vendas, onde rio Muriaé invadiu cidade após o rompimento de dique

SAPUCAIA

Foram retomadas por volta das 7h30 de hoje as buscas por pessoas soterradas no distrito de Jamapará, em Sapucaia (145 km do Rio), divisa com Minas Gerais, onde houve um deslizamento de terra na última segunda (9). As chuvas já fizeram 13 vítimas na cidade --12 no deslizamento.

A prefeitura estima que ao menos 11 pessoas ainda podem estar sob os escombros do deslizamento que destruiu a rua dos Barros e cobriu ao menos oito casas. Entre os desaparecidos estão uma família que se abrigou dentro de um Fusca ao perceber a gravidade da chuva que atingiu a cidade na madrugada de segunda-feira.

A Defesa Civil interditou 30 casas em Jamapará e o número de desalojados, que foram para a casa de amigos ou parentes, chegou a 237 pessoas. Os desabrigados, que dependem de abrigos públicos, são 50.

Os trabalhos de resgate continuam com a ajuda de máquinas e cães farejadores.

Alex Oliveira-9.jan.12/Folha Popular
Deslizamentos de terra provocaram a morte de oito pessoas no distrito de Jamapará, em Sapucaia (RJ)
Deslizamentos de terra provocaram a morte de oito pessoas no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no Rio

ESTADO

Nove municípios do Estado permanecem em alerta máximo para cheias de rios. Além de Campos dos Goytacazes, também estão em alerta Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva, Porciúncula, Natividade, Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana.

Com as mortes registradas em Sapucaia, o total de óbitos provocados pelas chuvas é de 14. Uma outra morte já havia sido confirmada em Laje de Muriaé.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página