Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2012 - 16h50

Bloco vira central de protesto contra governo em Salvador

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

Como acontece desde 1959, quando a "Mudança do Garcia" saiu às ruas pela primeira vez, o bloco virou uma espécie de central de protesto contra tudo e todos.

Leia a cobertura do Carnaval
Veja a galeria do Carnaval de Salvador
Filhos de Gandhy cultua orixás e agita centro de Salvador
Prefeitura de Salvador distribui 200 mil camisinhas no Carnaval

O sucesso da Mudança do Garcia se baseia na simplicidade. Para se juntar ao bloco, basta ter uma reclamação na cabeça e um cartaz na mão.

Foliões culpavam o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), pela greve da Polícia Militar. Uma das faixas trazia uma alusão bem-humorada ao passado de sindicalista do governador petista: "Quem com greve fere, com greve será ferido".

Outros carregaram cartazes contra as novas regras de ocupação da orla patrocinadas pelo prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP).

A obra do metrô da capital baiana --iniciado há 12 anos e jamais concluído-- também foi lembrada pelos foliões. Construtoras que atrasaram a entrega de imóveis adquiridos na planta também foram "homenageadas".

Curiosamente, teve até protesto "a favor". A corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a baiana Eliana Calmon, que recentemente disse que havia no Judiciário "bandidos de toga", foi chamada de "orgulho e amor da Bahia".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página