Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2012 - 12h06

Polícia do Rio prende traficante conhecido como "Barão do Ecstasy"

Publicidade

DO RIO

Conhecido como "Barão do Ecstasy", o traficante de drogas greco-brasileiro Dimitrius Papageorgiou, 42, foi preso na sexta-feira em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio que vive uma onda de violência e recrudescimento do tráfico, que obrigou o Estado a reforçar o policiamento no município.

Justiça condena 21 pessoas por envolvimento com tráfico em micaretas
Polícia prende acusado de matar líder comunitário da Rocinha

O traficante estava foragido desde 2005, quando foi condenado por tráfico internacional de drogas pela Justiça Federal de Santa Catarina. O greco-brasileiro foi preso numa situação inusitada: a abordagem dos agentes da Delegacia da Polícia Federal em Niterói ocorreu enquanto ele surfava na praia de Itacoatiara, na região oceânica da cidade.

Papageorgiou foi condenado a quatro anos e um mês de reclusão e começou a cumprir a pena no presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro, para onde foi levado pelos agentes da Polícia Federal.

Filho de gregos e nascido no Rio, o traficante tem nacionalidade dos dois países. Seu suposto esquema de tráfico envolvia o recrutamento de jovens de classe média e média alta com fluência em algum idioma estrangeiro --o inglês, de preferência.

Os rapazes, em geral praticantes de esportes radicais, eram usados para transportar drogas entre Brasil, Ásia e Europa, segundo a Polícia Federal. Levavam do Brasil cocaína e traziam do exterior ecstasy, skank e haxixe.

Entre os jovens supostamente usados por Papageorgiou, estão o paranaense Rodrigo Gularte e o carioca Marco Archer Cardoso, condenados à morte na Indonésia por tráfico de cocaína.

Eles foram presos em Jacarta em 2004 e 2003, respectivamente, ao transportarem a droga dentro de uma prancha de surfe e de uma asa-delta.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página