Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2012 - 13h38

PF faz operação contra engenheiros suspeitos de fraude em PE

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira uma série de ordens judiciais para desbaratar uma quadrilha de engenheiros suspeitos de fraude, corrupção e desvio de dinheiro público em cidades do interior de Pernambuco. Segundo a PF, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 20 milhões.

As investigações da "Operação Resgate" começaram há três anos. A PF aponta a participação de um membro do alto escalão da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Pernambuco, um secretário municipal, além de fiscais de contratos municipais. Ninguém teve o nome revelado.

Policiais fazem buscas nas secretarias de Obras e salas de comissões de licitações nos municípios de Arcoverde, Macaparana, Paudalho e São Benedito do Sul.

A polícia diz que a quadrilha captava recursos públicos e aprovava projetos junto a órgãos federais, como Funasa e Caixa Econômica Federal.

Quando os repasses das verbas públicas chegavam aos municípios, engenheiros do grupo elaboravam projetos básicos, enquanto outros participavam de licitações fraudadas.

Durante a execução do serviço, além de não pagar encargos sociais dos trabalhadores contratados, a PF diz que a quadrilha não executava toda a obra e superfaturava preços de materiais de construção. As irregularidades foram detectadas pela CGU (Controladoria Geral da União), afirma a Polícia Federal.

As investigações indicam ainda que os próprios engenheiros da quadrilha fiscalizavam as obras e as atestavam como regulares.

Os integrantes da quadrilha serão indiciados pelos crimes de fraude e dispensa indevida de licitação, peculato (desvio de dinheiro público por funcionário público), falsificação de documento público e formação de quadrilha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página