Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2012 - 19h59

Governo de Minas pede ajuda ao Japão para estudar tremores

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O governo de Minas Gerais pediu ajuda a especialistas do Japão para analisar os tremores de terra que têm ocorrido em Montes Claros, no norte mineiro, e assustado a população da cidade.

UnB registra 4 tremores em Montes Claros; 8 casas são interditadas

Desde 2008 vêm ocorrendo tremores na cidade, sendo o maior deles no último sábado (19). O Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) registrou 4,2 na escala Richter.

Além de pedir ajuda da UnB para instalar sismógrafo em Montes Claros a partir de quinta-feira (24), avaliar a situação e orientar a Defesa Civil, o governo mineiro recorreu ao Icharm (Instituto de Desastres Naturais do Japão) para que enviem técnicos a Minas para avaliar os tremores.

Segundo o governo, a direção do Icharm deverá definir nos próximos dias quais especialistas virão a Minas.

"O governo propôs ao instituto a assinatura de um convênio de cooperação técnica, objetivando a implementação de estudos no norte de Minas sobre a existência de possível falha geológica que estaria provocando os tremores", informou o governo mineiro.

A Defesa Civil de Montes Claros condenou e interditou oito casas em área populosa da periferia da cidade após o tremor de sábado --que foi seguido por mais quatro de baixa intensidade, desde então. Ninguém ficou ferido.

Os geólogos da UnB consideram comum ocorrer abalos de menor intensidade na sequência do primeiro tremor, de maior intensidade.

SUSTO

As câmeras de uma escola gravaram o momento em que os alunos sentem um tremor. Assustados, eles pegam as mochilas e bolsas e saem correndo. Alguns materiais ainda ficaram nas mesas.

Vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página