Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2012 - 00h00

Luiz Edmundo de Magalhães (1927-2012) - Professor da USP e reitor da UFSCar

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Na última sexta, Luiz Edmundo de Magalhães entregou à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência os originais de uma coletânea que acabara de organizar.

Leia sobre outras mortes

São 62 textos de autores diferentes, cada um sobre um ilustre pesquisador brasileiro. A obra, em três tomos, será publicada pela SBPC, entidade da qual Luiz foi secretário-geral nos anos 70 e 80.

Aos 84, o professor aposentado pela USP ainda estava ativo, como conta o filho Carlos.

Nascido em Guaxupé (MG), filho de um comerciante e de uma costureira, veio jovem a São Paulo, onde se formou em história natural em 1952.

Em sua turma da USP, conheceu a mulher, Nícia, professora de biologia e militante da causa ecológica. Luiz, que fez depois doutorado em ciências biológicas e pós-doutorado no Texas, tornou-se, além de professor titular, um "homem de laboratório".

Pesquisador da área de genética de populações, foi colaborador da Fapesp, CNPq e Capes. Dirigiu o Instituto de Biociências da USP e ocupou o cargo de reitor da UFSCar --o segundo, de 1975 a 1979.

Sonhava ver o país com uma estrutura científica forte, que refletisse em desenvolvimento, lembra o filho.

O irmão, Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães, foi também educador: dirigiu o colégio Santa Cruz e presidiu o Conselho Estadual de Educação.

Era preocupado com a formação de seus seis filhos. Cada um optou por uma área, em universidades diferentes: USP, Paulista de Medicina, FGV, PUC, Unesp e Unicamp.

Morreu anteontem, após complicações pulmonares. Teve 11 netos e bisneta. O enterro foi ontem em São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página