Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2012 - 14h35

Observatório corrige número e diz que tremor em MG teve magnitude 4,5

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O Observatório sismológico da UnB (Universidade de Brasília) corrigiu o dado divulgado sobre a magnitude do primeiro abalo sísmico ocorrido em Montes Claros (MG), no sábado. Em vez dos 4,2 anunciados, a UnB revisou o valor para 4,5 na escala Richter.

Minas pede ajuda ao Japão para estudar tremores

A revisão foi feita com a colaboração do IAG-USP (Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo), que, conforme publicado pela UnB, cedeu os dados de 6 estações do projeto BRASIS (Petrobras/FUSP/USP).

Segundo a UnB, também colaborou nesse registro a UFRN (Universidade do Rio Grande do Norte), que cedeu os dados da estação do projeto RSISNE (Petrobras/FUNPEC/UFRN).

A magnitude dos outros quatro tremores que se seguiram a esse foi confirmada: 3; 2,9; 2,7 e 2,6.

Os geólogos da UnB consideram comum ocorrer abalos de menor intensidade na sequência do primeiro tremor, de maior intensidade.

A terra vem tremendo em Montes Claros desde 2008. Segundo a UnB, a região apresenta falha geológica. O de sábado foi o de maior magnitude.

Em dezembro de 2007, em Itacarambi, a 228 km a nordeste de Montes Claros, a terra tremeu e atingiu a maioria das 76 casas do distrito de Caraíbas, que foi totalmente interditado. Uma criança morreu. O abalo foi de 4,9 na escala Richter.

A fragilidade das construções foi o principal problema identificado pela Defesa Civil em Caraíbas, situação que se repetiu agora em Montes Claros. Muitas casas que continuam de pé podem não resistir a um novo tremor como o de sábado.

A Defesa Civil de Montes Claros condenou e interditou oito casas em área populosa da periferia da cidade após o tremor. Ninguém se feriu.

ESTUDOS

Nesta quinta-feira (24), três geólogos da UnB vão a Montes Claros para ajudar na instalação de um sismógrafo na cidade, avaliar a situação e orientar a Defesa Civil.

O governo de Minas também pediu ajuda ao Icharm (Instituto de Desastres Naturais do Japão) para que envie técnicos a Minas para avaliar os tremores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página