Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2012 - 00h00

Bartolomeu Albanese (1923-2012) - Professor italiano de geometria

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Só no colégio Bandeirantes, em São Paulo, Bartolomeu Albanese permaneceu por 44 anos, segundo familiares. Em escolas, ensinava geometria analítica; em faculdades, física mecânica.

Leia sobre outras mortes

Professor Albanese, como ficou conhecido, era de uma família de professores. Natural de Livorno, na Itália, veio ao Brasil na década de 30, porque o pai, Giacomo, professor universitário, havia sido convidado para assumir a cadeira de geometria na USP.

Por ter completado 18 anos durante a Segunda Guerra, teve de voltar à Itália para lutar -se recusasse, ficaria impedido de entrar em seu país.
Após o conflito, retornou ao Brasil, concluiu o doutorado na USP (a formação, como engenheiro eletrotécnico, foi na Itália) e passou a dar aulas. Na Poli, foi professor, entre outros, de Covas e Maluf.

Lecionou ainda no Dante Alighieri, São Luís, Oswaldo Cruz, Mackenzie e nas cidades de Barretos (SP) e Itajubá (MG). Foi um dos fundadores da Escola de Engenharia Mauá, que chegou a dirigir.

Era tão rigoroso que reprovava alunos por erros de português, embora fosse professor de exatas. Ao mesmo tempo que causava medo, era um piadista, de sotaque italiano.

Amava música clássica e sabia tudo de Beethoven. Chegou a ser sócio de uma loja de discos, a Bruno Blois. Quando o trabalho apertou, vendeu sua parte para se dedicar apenas à educação.

Escreveu livros e apostilas. Há dez anos, se aposentou.

Morreu ontem, aos 89, devido a uma insuficiência cardíaca. Teve quatro filhas e sete netos. O enterro será realizado hoje, às 10h, no cemitério do Araçá, em São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página