Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2012 - 19h58

Bebê tem braço amputado após procedimento em hospital de São José dos Campos

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

Um bebê de um mês de vida teve o braço amputado após um procedimento para tentar reanimá-lo de uma parada cardíaca em um hospital municipal de São José dos Campos (104 km de São Paulo).

Segundo o diretor clínico do Pronto Socorro da Vila Industrial, Marcos Antonio da Silva, o menino deu entrada na emergência pediátrica da unidade na madrugada do último domingo (5), em estado grave, com arritmia cardíaca.

Silva disse que a criança teve uma parada cardíaca e, durante o trabalho de reanimação, uma artéria foi perfurada. A circulação do braço direito ficou prejudicada. O membro necrosou e, nesta quinta-feira, os médicos tiveram que amputá-lo na altura do antebraço.

O diretor diz que é possível que tenha ocorrido uma embolia (obstrução de um vaso sanguíneo), mas não descarta possíveis complicações em decorrência da perfuração da artéria.

"No momento, não identificamos má prática, negligência [ou] imprudência", disse Silva que, mesmo assim, mandou abrir sindicância administrativa no hospital e encaminhou o caso à Comissão de Ética Médica do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de SP).

A criança permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave. O diretor clínico diz que, apesar do quadro de estabilidade, o bebê ainda corre risco de morrer. Segundo ele, os médicos não identificaram má formação cardíaca no garoto.

Marcos Antonio da Silva disse que a mãe do bebê --que tem 17 anos-- e a avó estão sendo assistidas por médicos, psicólogos e assistentes sociais.

A Folha não conseguiu contatar a família da criança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página