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Balanço aponta atraso em 40,6% dos voos da TAM após problema
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DE SÃO PAULO
A Infraero (estatal que administra os aeroportos) informou que 40,6% dos voos programados da TAM decolaram com atraso superior a 30 minutos desde a 0h até as 14h desta segunda-feira. O alto percentual é consequência do problema registrado mais cedo no sistema de check-in da companhia.
Sem previsão de abertura, Viracopos acumula 400 voos cancelados
Segundo a TAM, o problema no serviço de check-in foi causado por uma instabilidade global no sistema Amadeus, utilizado nos procedimentos da empresa. Durante a falha, a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens foram feitas manualmente, o que causou atrasos.
A Amadeus afirmou em nota que houve "uma dificuldade temporária no uso de alguns serviços em locais específicos" e disse que "os serviços afetados foram rapidamente restaurados no modo operacional".
O serviço de check-in da TAM foi restabelecido por volta das 8h25, mas a empresa destacou em nota que "deve impactar na pontualidade da malha durante o dia de hoje."
Segundo o balanço das 14h, os atrasos atingiram 167 dos 411 voos domésticos da companhia programados em todos os aeroportos desde a 0h. Além dos atrasos, 12 voos foram cancelados no período, o que corresponde a 2,9% do total.
A TAM afirmou em nota que está "prestando toda a assistência aos clientes e lamenta os inconvenientes causados pela situação".
VIRACOPOS
O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (a 95 km de São Paulo), permanece fechado na tarde desta segunda-feira após a única pista do aeroporto ser interditada depois que um avião de carga da Centurion Cargo ter o pneu furado durante o pouso, na noite de sábado (13).
De acordo com a Infraero, que havia estimado a reabertura do aeroporto para as 20h de ontem (14), a empresa contratada pela Centurion para rebocar a aeronave da pista ainda não havia terminado o procedimento. Com isso, 400 voos foram cancelados desde o problema, sendo 192 partidas e 208 chegadas.
FISCALIZAÇÃO
O Procon afirmou que realiza fiscalização nos aeroportos de Congonhas (na zona sul de São Paulo) e Viracopos nesta segunda-feira para averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados pelas companhias aéreas.
No caso de atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a utilização de canais de comunicação, como internet e telefone; em duas horas, a empresa hora deve oferecer alimentação adequada; e superior de quatro horas, o consumidor tem direito à acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem, além de reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia; além de receber, caso queira, o dinheiro da passagem de volta (incluindo as tarifas).
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação: como o telefone 151 e o 0800/772/3633.
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