Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2012 - 23h10

Câmara aprova novas regras para investigar acidentes áereos

Publicidade

ERICH DECAT
DE BRASÍLIA

A Câmara aprovou nesta terça-feira novas regras para a condução das investigações de acidentes aéreos no país. A proposta segue para votação no Senado.

O projeto discutido pelos deputados foi proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as causas e responsáveis pela crise do sistema de tráfego aéreo brasileiro, desencadeada após o acidente aéreo ocorrido no dia 29 de setembro de 2006, envolvendo um Boeing 737-800, da Gol (vôo 1907), e um jato Legacy, da América ExcelAire.

De autoria do atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), o texto aprovado tem como um dos objetivos separar as investigações criminais e de segurança aérea.

Atualmente, o Comando da Aeronáutica detém a competência para conduzir a investigação dos acidentes e incidentes aeronáuticos, existindo vários órgãos que compõem o Siaper (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

De acordo com a proposta, se no curso da investigação Sipaer forem encontrados indícios de crime doloso, relacionados ou não à cadeia de eventos do acidente, a autoridade policial competente será acionada.

O projeto também estabelece que caberá, nos casos urgentes, a busca e apreensão, aplicando-se, naquilo que couber, as disposições do Código de Processo Civil.

A proteção contra furto de aeronave acidentada, seus destroços e pertences que eram por ela transportadas será da responsabilidade dos órgãos de segurança pública, salvo quando a proteção for provida pelas Forças Armadas.

Também com relação aos militares, a investigação de acidente com aeronave de Força Armada deverá ser conduzida pelo respectivo Comando Militar.

"Ficou bem caracterizado que a falta de uma legislação atualizada e adequada ao tratamento das informações relativas à segurança de voo tem acarretado prejuízos ao país, inclusive com depreciação do seu status nos fóruns internacionais sobre aviação", diz Rebelo em trecho da proposta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página