Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2012 - 10h58

Mais de 2.700 policiais vão reforçar a segurança no litoral de SP

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DO ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

As polícias Militar e Civil vão começar na próxima sexta-feira (28) a Operação Verão, que aumenta o policiamento no litoral paulista durante a temporada. Ao todo, 2.748 policiais serão distribuídos pelas 15 cidades do litoral até do dia 13 de fevereiro.

A campanha será realizada nas cidades de Santos, Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Guarujá, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente, Praia Grande, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Do total, serão 2.273 PMs deslocados para a operação, 1.420 deles para o litoral sul e 534 para o litoral norte.

Também participarão 113 soldados do Corpo de Bombeiros, 70 aspirantes da Academia do Barro Branco, 56 do Policiamento de Choque, 40 da Polícia Rodoviária, 23 da Polícia Ambiental, 10 do Grupamento de Radiopatrulha Aérea e 7 da Corregedoria. Outros 971 novos soldados, formados no final de novembro, também vão integrar o efetivo.

Na Polícia Civil, foram deslocados 475 policiais para a ação, entre delegados, escrivães, investigadores e agentes, que vão reforçar o efetivo das delegacias. Serão 432 no litoral norte e 43 no litoral sul.

Já a Polícia Técnico-Científica vai suspender férias, licenças e afastamentos dos agentes que atuam no litoral para reforçar os plantões do IC (Instituto de Criminalística) e do IML (Instituto Médico Legal). A corporação foi a única a não aumentar o efetivo --entidades afirmam que faltam peritos.

Entre as promessas de combate à violência do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, está o menor tempo para que peritos cheguem aos locais de crime.

"Esse reforço não trará nenhum prejuízo ao policiamento normal da cidade e do Estado de São Paulo, pois serão utilizados alunos oficiais e soldados e também os futuros alunos do curso de sargentos", disse Grella.

GUARDA-VIDAS

Além deles, 415 guarda-vidas temporários foram contratados e treinados para trabalhar nas praias paulistas até o dia 31 de março. O número vai deve chegar a 800 até o fim da temporada.

Eles serão supervisionados pelo Corpo de Bombeiros, para aumentar as ações de prevenção de acidentes com banhistas e, consequentemente, reduzir os índices de afogamento nas praias.

Há ainda 385 vagas temporárias disponíveis para novo concurso, com inscrições abertas até o dia 28. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher ficha nos postos do Grupamento de Bombeiros Marítimo ou no site www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br

O curso de formação é composto por 77 horas/aulas, com lições de prevenção e salvamento aquático, técnicas básicas de recuperação de afogados, noções de oceanografia, ecologia, ética, relacionamento com o público e natação aplicada.

Está é a primeira vez que os guarda-vidas são contratados diretamente pelo governo, a um custo de R$ 2,5 milhões. Nos anos anteriores, eles eram pagos por meio de parceria entre a Petrobras e as prefeituras do litoral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página