Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2012 - 22h15

Prefeitura antecipa bloqueio de ruas de Copacabana para tentar desafogar saída do pós-Réveillon

Publicidade

DO RIO

Atualizado em 27/12/2012 às 14h42.

Prioridade para pedestres, com Copacabana totalmente bloqueada para veículos, incluindo ônibus e táxis, entre 22h e 4h da noite de Ano Novo. Este é o plano da Prefeitura do Rio para tentar resolver a problemática volta para casa dos estimados 2 milhões de pessoas que devem participar do Réveillon na praia da zona sul, o maior do país.

O anúncio do novo esquema de trânsito para a festa foi feito na tarde desta quarta (26), no Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

"A maneira como estávamos operando o conflito entre pedestres e veículos não era a mais moderna. Estamos dando um passo adiante", disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório. Segundo ele, as dificuldades na dispersão do público pós-Réveillon vinham aumentando a cada ano --na última virada, com o trânsito bloqueado entre 23h e 0h, o nó no bairro só foi desatado às 6h da manhã do dia 1.

Neste ano, haverá um bloqueio total de Copacabana a partir das 22h para carros, ônibus e táxis (com exceção daqueles adaptados para o transporte de deficientes físicos). O plano da prefeitura é fazer com que as vias do bairro fiquem totalmente livres de veículos até a meia-noite, deixando-as acessíveis apenas aos pedestres até às 4h do dia 1.

Para voltar para casa o público poderá pegar ônibus em três grandes áreas de embarque fora de Copacabana: uma na enseada de Botafogo, uma na av. Epitácio Pessoa (na Lagoa, próximo ao corte do Cantagalo) e outra na rua Prudente de Morais (em Ipanema). Elas funcionarão entre 0h e 4h.

A partir das 4h as ruas de Copacabana serão liberadas para ônibus e táxis e, às 6h, para carros particulares.

"Com isso, a gente acha que vai minimizar o transtorno que é hoje a saída de Copacabana", disse o secretário de transporte. "É claro que numa operação para 2 milhões de pessoas sempre vamos ter algum problema. As pessoas bebem mais também, é um dia muito mais confuso do que o Natal."

Às 10h terminam os bloqueios de Réveillon, sendo mantida apenas a interdição da avenida Atlântica, a da praia, para lazer no feriado de 1 de janeiro.

Quem quiser utilizar o metrô no dia da virada precisará comprar seu bilhete com antecedência. O Metrô Rio repete neste ano o esquema de venda antecipada de cartões com horários pré-determinados para quem pretende ir à praia de Copacabana. Segundo a empresa, até a manhã desta quarta (26) haviam sido vendidos 46 mil cartões, de uma carga total de 143 mil.

SHOWS EM QUATRO PALCOS

As atrações do Réveillon de Copacabana estarão espalhadas em quatro palcos ao longo da praia. O principal deles fica em frente ao hotel Copacabana Palace e terá shows de Beth Carvalho, O Rappa e do DJ David Guetta, entre outros.

Além dos 2 milhões de pessoas estimados pela prefeitura, são esperados 13 transatlânticos para assistir à queima de fogos, que durará 16 minutos, como nos últimos anos --24 toneladas de fogos de artificio estarão em 11 balsas no mar.

Para atender ao público, a prefeitura instalará seis postos médicos com um total de 67 leitos e 65 médicos, além de 300 banheiros químicos.

A segurança ficará a cargo de 1.688 agentes, entre guardas municipais e de trânsito --um efetivo 20% maior do que o da última virada; haverá ainda 20 reboques.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página