Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2013 - 15h33

FAB envia helicópteros para ajudar resgate de vítimas de incêndio em boate

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Força Aérea Brasileira (FAB) deslocou quatro aeronaves no início da manhã deste domingo para ajudar nos trabalhos de resgate do incêndio que atingiu a boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS). O número de mortos chega a 231 e cerca de 117 pessoas permanecem hospitalizadas.

Um C-130 Hércules foi reservado para transportar médicos, cirurgiões, enfermeiros e suprimentos do Hospital de Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Polícia começa a ouvir testemunhas do incêndio em Santa Maria (RS)
Prefeitura de Santa Maria decreta luto de 30 dias
Familiares encontram corpo de estudante desaparecida em incêndio no RS
Vi pessoas serem pisoteadas tentando sair", diz vítima de incêndio

Editoria de Arte/Folhapress

Além da unidade, a FAB reservou leitos no Hospital de Aeronáutica de Canoas (RS).

Desde os primeiros momentos do incêndio, quatro helicópteros H-60 Blackhawk do esquadrão aéreo localizado na própria cidade de Santa Maria foram mobilizados para ajudar nos deslocamentos das vítimas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda, que se apresentava no local, teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.

De acordo com o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, o transporte dos corpos é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de de mortos. Eles são levados ao Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los.

A auxiliar de escritório, Michele Pereira, 34, que estava em frente ao palco no momento em que começou o incêndio, confirma que um dos integrantes da banda acendeu um sinalizador no palco.

"A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", disse Pereira.

No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página