Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2013 - 19h08

Ladeiras de Olinda reúnem multidão na terça-feira de Carnaval

Publicidade

MOACYR LOPES JUNIOR
ENVIADO ESPECIAL A OLINDA

Ladeira da Misericórdia, o caminho principal do trajeto dos blocos e foliões nas ruas estreitas de Olinda (PE), foi um nome apropriado para a quantidade imensa de pessoas que acompanharam os quatro dias de Carnaval pulando e cantando incansavelmente vários ritmos musicais.

Veja a cobertura completa do Carnaval
Está pulando o Carnaval? Mande seu relato!
Fotografe sua folia e envie para Folha

Cada vez que os trombones e saxofones entoavam o frevo "Vassourinha" (composição de 1910, a mais tocado no Carnaval pernambucano), os foliões sempre gritavam como se fosse a primeira vez que a música era tocada. Bandas de maracatu e de frevo, baterias de escola de samba, além de bonecos gigantes, empolgavam o público.

Arrumar lugar para estacionar, banheiro limpo e transporte para o retorno são os desafios para o folião em Olinda.

O bom humor é a melhor estratégia para passar pela multidão. Dois foliões, carregando um "cooler" com cerveja e gelo, gritavam: "Olha o filho do Neymar, abram caminho!". Com isso, conseguiam abrir passagem.

Usando uma máscara preta e dourada combinando com o colã preto, a aposentada Edinei Souza, 63, acertava com as amigas de alugar uma casa em Olinda para o Carnaval de 2014 --"vamos arrumar uma turma boa, já achei uma casa bem localizada por R$ 800", disse a aposentada.

Amanhã, Quarta-feira de Cinzas, o bloco do Batata faz a saideira, encerrando a folia em Olinda. Haja misericórdia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página