Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2013 - 00h02

Domingos Paschoal Cegalla (1920-2013) - Professor e vencedor do Jabuti de tradução

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

"Como é que você consegue?", questionava Dalva ao marido, Domingos Paschoal Cegalla, enquanto ele devorava livros escritos em grego. "Eu gosto de descobrir coisas novas", respondia à mulher.

Catarinense nascido num distrito de São João Batista, Domingos aprendeu grego (e latim, italiano e francês) durante os anos de seminário em Curitiba (PR). Desistiu de ser padre e foi cursar letras.

Dominar o idioma de Sófocles lhe foi muito útil. Pela tradução de "Édipo Rei", ganhou o prêmio Jabuti em 2001. Também verteu "Antígona" e "Electra" para o português.

Professor, poeta e romancista, foi autor de dezenas de livros de português e gramática, como "Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa" e "Novíssima Gramática da Língua Portuguesa".

Em 1983, a "Veja" o chamou de "um mágico do livro didático atraente". "Se não tiver apelo visual, o livro não é aceito nem pelo aluno nem pelo professor", disse à revista.

Apesar de ser conhecido, "achava um horror" aparecer em público e dar entrevistas.

Mingo, como era chamado em casa, considerava fundamental estudar. Dalva, funcionária pública aposentada, formou-se aos 42 em administração por incentivo do marido.

Ele trabalhou como professor até 1970 e seguiu escrevendo. Divertia-se jogando xadrez. Descrito como bondoso pela mulher, ficava indignado quando cruzavam com ele e não lhe davam bom-dia.

Aos 92, impressionava pela lucidez. Morreu na sexta (8), no Rio, de pneumonia e falência renal. Teve quatro filhos e dois netos. A missa do sétimo dia será hoje, às 18h30, na igreja Santa Mônica, no Rio.

coluna.obituario@uol.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página