Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2013 - 13h07

Presos colocam fogo em colchões em protesto no 'Carandiru gaúcho'

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Um protesto de presos em uma galeria do Presídio Central de Porto Alegre gerou um tumulto na tarde de sexta-feira (1º) que provocou a transferência de presos.

'Carandiru gaúcho' tem população maior que 40% das cidades do RS

Cerca de 20 detentos se revoltaram com a transferência que seria feita de um deles para uma outra cadeia do Estado e atearam fogo em colchões. Homens da Brigada Militar (a PM gaúcha) que trabalham na segurança da prisão precisaram intervir e houve um princípio de confronto.

O juiz da Vara de Execuções Penais Sidinei Brzuska, que foi ao local, disse que o incidente ocorreu em uma galeria onde vivem presos que trabalham e não se espalhou para outras alas da cadeia. O juiz não soube informar se houve feridos.

Espécie de "Carandiru gaúcho", o Presídio Central é um dos maiores do país, com 4.000 presos, e possui um histórico de superlotação e precariedade.

Na edição de hoje, a Folha relata problemas, como o sistema de esgoto da cadeia, que fizeram o governo brasileiro ser cobrado em uma corte da OEA (Organização dos Estados Americanos) sobre o caso.

De acordo com Brzuska, os cerca de 20 presos acabaram transferidos para uma outra penitenciária na região de Porto Alegre. A reportagem procurou a direção do presídio para comentar o assunto, mas ninguém foi localizado na manhã deste sábado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página