Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2013 - 09h44

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país

Publicidade

DE SÃO PAULO

A campanha da vacinação contra a gripe começou hoje (15) em todo o país e segue até o dia 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários.

Além das gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos devem tomar a vacina em um dos cerca de 65 mil postos espalhados pelo país.

Segundo o ministério da Saúde, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo, assim como a população carcerária. Neste ano, os pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também quer imunizar a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B. A campanha segue até o dia 26 de abril.

Em São Paulo, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 7 milhões de paulistas.

Para garantir abrangência da imunização, a campanha, contará em São Paulo com mais de 6.000 postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3.000 veículos, 33 ônibus e quatro barcos. Ao todo serão aproximadamente 42 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

Apesar de ter início amanhã, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será realizado no sábado (20), quando o número de postos de vacinação, entre fixos e volantes será de aproximadamente 7.000 unidades em São Paulo.

Os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No sábado (20), os postos estarão abertos até as 17h.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página