SP inaugura faixas de ônibus e atinge 90% da meta para 2013
A Prefeitura de São Paulo atingiu, nesta segunda-feira, 90% da meta que pretende criar 300 km de faixas exclusivas para ônibus na cidade. Hoje, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa responsável pelo transporte em São Paulo) implantaram mais 5,4 km de vias dedicadas unicamente aos coletivos.
Com isso, São Paulo atinge a marca de 275 km de faixas exclusivas.
Tiveram faixas segregadas as avenidas Mercúrio, no centro, Francisco Morato, na zona sul, Ragueb Chohfi e Álvaro Ramos, na zona leste, Raimundo Pereira de Magalhães, na zona norte e Gastão Vidigal, na zona oeste. Receberá faixa exclusiva de ônibus também a rua Borges Lagoa, na zona sul de São Paulo.
Todas as novas faixas de ônibus funcionarão de segunda a sábado das 6h às 20h. A exceção fica por conta da avenida Francisco Morato, na região do Morumbi, onde a faixa será dedicado aos coletivos das 4h às 23h e, aos sábados, das 4 às 15h.
De acordo com números fornecidos pela CET, mais de 600 mil pessoas serão beneficiadas pelas faixas inauguradas nesta segunda-feira..
Por duas semanas não será aplicada multa aos motoristas que invadirem as vias dedicadas aos coletivos. Segundo a CET, este será um período de adaptação e orientação dos motoristas. A partir do dia 16 a fiscalização será intensificada.
"Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma", informou a companhia por meio de nota.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
META
Foram os protestos de junho pela redução da tarifa de ônibus que fizeram o prefeito Fernando Haddad (PT) priorizar as faixas. Pressionado, ele já havia baixado a tarifa de R$ 3,20 para R$ 3.
Até então, o objetivo era fazer 150 km até 2016, último ano de mandato. Após as manifestações, a meta passou para 220 km -- superada em outubro.
Após atingir a marca, o secretário de transportes Jilmar Tatto reviu, mais uma vez, a meta e disse que até o fim do mês de dezembro São Paulo terá 300 km de faixas exclusivas de ônibus.
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