Complexo da Maré é ocupado e ganhará nova escola, diz governador do Rio
A ocupação do complexo da Maré, no Rio de Janeiro, foi realizada por 2.500 militares neste sábado (5). A operação não encontrou resistência e não houve prisões, apreensões nem troca de tiros.
A primeira fase da ocupação do complexo está prevista para se encerrar no dia 31 de julho. Na ocasião, o governo federal e o governo do Rio farão uma avaliação da necessidade de estender a operação até as eleições.
A operação deste sábado transcorreu sem dificuldades e não atrapalhou o cotidiano dos moradores da região.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e o ministro da Defesa, Celso Amorim, formalizaram o acordo para a permanência dos militares do Exército e Marinha no local, até o próximo dia 31 de julho.
O documento foi assinado no início da tarde, decorridas cerca de 5 horas após a entrada de militares das Forças Armadas no Complexo da Maré, já ocupado há 14 dias por policiais militares.
A assinatura ocorreu na sede do Comando Militar do Leste, em uma sala onde estava uma pintura do marechal Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880). Abaixo do retrato, havia uma placa com a inscrição O Pacificador, como ficou conhecido, após ele propor um acordo que terminou com a Revolta Farroupilha (1835-1845). O oficial, além de ser o patrono do Exército, também chegou a ser comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Pezão agradeceu às Forças Armadas e afirmou que a Maré ganhará um pacote de serviços públicos –entre os quais, uma escola diurna de Ensino Médio, que ainda não existe no complexo.
O governador também ressaltou que o processo de pacificação será um legado. "Nós não queremos a paz só para os grandes eventos. O grande legado será a permanência da paz", disse.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade

Acompanhe toda a cobertura dos blocos, festas e desfiles do Carnaval 2018, desde os preparativos

Tire as dúvidas sobre formas de contaminação, principais sintomas e o processo de imunização

Folha usa ferramenta on-line para acompanhar 118 promessas feitas por Doria em campanha