Obrigatoriedade de novo extintor em carros fica para 1º de outubro
O Conatran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu adiar novamente a data limite para que os motoristas instalem os extintores de incêndio tipo "ABC" nos carros. Agora, o prazo vai até o dia 1º de outubro.
Essa é a terceira vez que o prazo foi estendido. A medida foi tomada após pedido do Ministério das Cidades, feito na segunda-feira (15) ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito).
Após o último adiamento, o prazo que estava em vigor era de 1º de julho. Agora o motorista ganha mais 90 dias para fazer a instalação do equipamento que controla fogo em estofados, tapetes e painéis.
O ministério não informou a razão do novo adiamento. As outras prorrogações, no entanto, tinham ocorrido pela dificuldade de motoristas encontrarem o novo modelo de extintor.
Os carros fabricados a partir de 2010 já são equipados com esse tipo de extintor, com carga à base de bicarbonato de sódio e validade de cinco anos. Os antigos extintores, da categoria "BC", são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis.
No Estado de São Paulo, mais de um terço da frota registrada foi fabricada até 2009, e precisarão fazer a troca do equipamento. A partir da nova data, quem não tiver o novo extintor fica sujeito a multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Acompanhe toda a cobertura dos blocos, festas e desfiles do Carnaval 2018, desde os preparativos
Tire as dúvidas sobre formas de contaminação, principais sintomas e o processo de imunização
Folha usa ferramenta on-line para acompanhar 118 promessas feitas por Doria em campanha