Taxistas protestam contra projeto de Haddad de regulamentar Uber em SP
Arthur Rodrigues/Folhapress | ||
Taxistas protestam no viaduto do Chá, região central de São Paulo |
Um grupo de taxistas bloqueia o viaduto do Chá, na regão central de São Paulo, na manhã desta terça (29), em protesto contra proposta do prefeito Fernando Haddad (PT) para regulamentar o Uber na capital paulista.
A concentração, ao lado da sede da prefeitura, foi convocada pelo vereador Adilson Amadeu (PTB), que representa a categoria. O ato começou por volta das 9h20, segundo a Polícia Militar.
Ao menos cem táxis bloqueiam parte do viaduto –a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que os taxistas ocupam todas as faixas da via. Apesar disso, não há registro de retenção na região, já que o trânsito na cidade está tranquilo em meio aos feriados do final de ano. Com a interdição do viaduto do Chá, 12 linhas de ônibus foram desviadas, segundo a SPTrans (empresa municipal de transportes). Por volta das 12h45, as linhas já haviam retorno ao itinerário normal.
Exaltados, taxistas gritam contra o Uber, que opera ilegalmente na cidade, e xingam pessoas vistas como apoiadores do serviço, como o vereador Police Neto (PSD). Eles também fazem barulho, com rojões sendo lançados ao lado da prefeitura. Um grupo de taxistas agrediu com socos e pontapés integrantes de uma equipe de reportagem da TV Globo.
Conforme a Folha revelou, Haddad pretende enquadrar o Uber em um esquema nos quais os motoristas possam se regularizar mediante pagamento de valores flexíveis aos cofres municipais. Seu valor deve variar de acordo com quatro parâmetros: horário em que a viagem é feita, local de embarque, distância percorrida e compartilhamento do carro por dois ou mais usuários no trajeto.
O aceno da gestão Haddad é a segunda tentativa, em menos de três meses, de enquadrar esse tipo de serviço, que é alvo de protesto de taxistas. Em outubro, a prefeitura anunciou um novo sistema de táxis, inspirado no Uber, batizado de "Táxi Preto", que previa carros de alto padrão acionados por aplicativo.
O Uber, porém, disse não se enquadrar naquela proposta (que depende de alvarás concedidos pelo município, inicialmente limitados a 5.000) e seguiu operando de maneira clandestina. A prefeitura criou, então, um grupo de trabalho responsável pelo novo projeto, que receberá sugestões com a abertura da consulta pública.
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REGRAS PARA O UBER
Prefeitura de SP lança projeto para regulamentar aplicativos de transporte
Consulta pública 30 dias para receber sugestões, que serão analisadas por um grupo de trabalho
O QUE PREVÊ O motorista deverá pagar taxa flexível à prefeitura para cada viagem realizada. O valor será calculado com base em quatro fatores:
HORÁRIO DA VIAGEM Se no horário de pico, tende a ser mais caro; se de madrugada, tende a ser mais barato)
LOCAL DO INÍCIO DA VIAGEM Se no centro expandido, tende a ser mais caro; se fora dele, tende a ser mais barato
DISTÂNCIA PERCORRIDA Se menor, tende a ser mais caro; se maior, tende a ser mais barato
COMPARTILHAMENTO Se não for uma viagem compartilhada, tende a ser mais cara; se for compartilhada, tende a ser mais barata
O QUÊ A PREFEITURA DE SP PRETENDE
- diminuir o número de carros
- diminuir a poluição atmosférica
- otimizar a utilização da infraestrutura urbana
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