Com alta em morte de pedestre, Doria anuncia maior tempo de travessia
Zanone Fraissat/Folhapress | ||
Marginal Tietê, que teve aumento de acidentes e primeiro atropelamento fatal em 25 meses |
Após aumento de atropelamentos em 2017, a gestão João Doria (PSDB) anunciou nesta terça (2) que pretende estender em 20% o tempo de travessia para pedestres programados nos semáforos da capital paulista.
O anúncio ocorreu durante evento de lançamento de políticas do Maio Amarelo, voltadas a segurança no trânsito, com várias ações educativas, incluindo para o pedestre.
Em março, os atropelamentos fatais na cidade aumentaram em 50%, de acordo com o Infosiga, banco de dados do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Foram 42 ocorrências, contra 28 do mesmo período do ano passado.
O aumento ocorre em meio à polêmica da alta nos acidentes nas marginais Tietê e Pinheiros, depois de Doria cumprir a promessa de campanha e subir os limites de velocidades nas vias. Após 25 meses sem mortes por atropelamentos, um homem de 76 anos morreu após ser atropelado duas vezes na marginal Tietê na madrugada do dia 25.
A gestão afirmou que o aumento médio no tempo semafórico para pedestres será nos "principais cruzamentos da cidade", sem especificar quantos e um prazo para isso. O tempo insuficiente para atravessar a rua é uma das grandes reclamações de quem circula a pé pela capital.
"O programa Pedestre Seguro vai permear todas as nossas ações nos próximos quatro anos, é um programa permanente. Nós vamos aumentar muito o nível de segurança", disse o secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda.
Entre as mudanças, estará uma auditoria para encontrar pontos perigosos para pedestres nos corredores de ônibus.
O prefeito Doria esteve no anúncio das políticas do Maio Amarelo, mas saiu antes da coletiva de imprensa alegando ter uma reunião.
ATROPELAMENTOS EM SP - Pedestres mortos na capital no 1º trimestre
CAUSA DOS ACIDENTES
Questionado por jornalistas sobre os aumentos de acidentes nas marginais, o secretário disse que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estuda caso a caso.
"Não há nenhuma evidência de que o aumento da velocidade seja a causa dos acidentes. Volto a dizer, um dos números divulgados na semana passada, indica aumento de acidente entre caminhões. As velocidades dos caminhões não foram alteradas", disse.
A gestão tem culpado os motociclistas pelas estatísticas negativas no trânsito –sete morreram neste ano apenas nas marginais. A partir do dia 13 maio, além de vetados nas pistas expressas, eles não poderão circular também na faixa central da marginal Tietê, entre 22h e 5h.
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