JEFERSON BERTOLINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Na cidade do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, número 1 do mundo em 2000, um esporte parecido com o tênis de quadra virou mania local e é muito praticado na orla.

O "beach tênis", ou tênis de praia, é praticado em quadras de areia. Usa bolas mais lentas, raquetes mais fechadas e rede mais alta.

Criada em 1997 na Itália, a modalidade chegou ao Rio em 2008. Em Florianópolis, ela é praticada desde 2013. No começo, só havia uma quadra no Canto da Lagoa, de pouco apelo turístico.

Atualmente, porém, já são 20 arenas nas principais praias da cidade, como Canasvieiras, e até mesmo em áreas residenciais –como a Avenida Beira Mar Norte, no centro, e o Parque de Coqueiros, na área continental.

O objetivo do "beach tênis" é colocar a bola na quadra do adversário. Diferentemente do tênis de quadra, ela não pode quicar no chão antes de ser rebatida.

As quadras são menores. Para jogos de simples (uma pessoa), devem ter 16 m de comprimento por 5 m de largura. No tênis tradicional, são de 23,77 m por 8,23 m.

A rede é bem mais alta: mede 1,70 m de altura, contra 90 cm da versão clássica. Os preços das raquetes do "beach" variam de R$ 300 a R$ 1.200.

Entre os benefícios relatados por quem pratica a modalidade está a melhoria no condicionamento físico, nos reflexos e na agilidade.

"Você tem outra energia, disposição. Minha vida mudou. A relação com as outras pessoas mudou", diz a professora Antônia Souza, 49.

Moradora da ilha, ela começou a jogar no início de 2017. Queria superar uma fase de vida difícil. "Eu nunca tinha pegado em uma bolinha de frescobol. Todo mundo pode jogar", diz.

"Quando a gente olha, dá vontade de jogar. É lindo ver o pessoal defendendo e atacando as bolinhas", diz a turista Vitória Prates, 46.

TEMPORADA

O principal ponto de "beach tênis" na cidade é a praia da Joaquina, destino habitual de surfistas.

Não há um número oficial dos adeptos das raquetes na areia da capital catarinense. Mas a expansão das quadras e a criação de grupos de adeptos mostram que o esporte vem crescendo.

Na Joaquina, 230 pessoas jogam regularmente. Há quatro anos, eram 15. Na Beira Mar Norte, cerca de 150 jogam nos finais de semana.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Florianópolis, Márcio Luiz Alves, afirma que a prefeitura pretende criar quadras da modalidade em todos os bairros. "O objetivo é transformar Florianópolis em cidade referência no esporte de praia", diz.

GUGA

O "beach tênis" é um esporte com competições internacionais. A família Kuerten abriu neste ano a primeira escola da versão praia da modalidade. Até o ano que vem, acredita chegar a um total de 18 no país.

O tenista Rafael Kuerten, irmão de Guga, diz que o "beach" é uma modalidade que "está crescendo muito" no âmbito da competição e da recreação. "O Guga é muito família, eu também. No verão todo mundo joga junto. No 'beach', o Guga consegue brincar com os outros", diz Rafael.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.