Descrição de chapéu Agora

Fios de postes soltos põem pedestres em risco nas calçadas de São Paulo

Crédito: Ronny Santos/Folhapress Fio enrolado entre o poste e uma árvore, logo na saída do Hospital do Servidor, na av. Ibirapuera
Fio enrolado entre o poste e uma árvore, logo na saída do Hospital do Servidor, na av. Ibirapuera

EMERSON VICENTE
DO "AGORA"

Fios expostos e soltos nos postes da capital paulista oferecem perigo aos pedestres. O Vigilante Agora encontrou problemas em aproximadamente 50 ruas ou avenidas das cinco regiões da cidade.

Em novembro do ano passado, o chapeiro Júlio Lima Santos, 21, morreu após sofrer uma descarga elétrica ao encostar em poste de sustentação de semáforo.

Fios enrolados em postes são o problema mais recorrente na capital. Alguns dos encontrados pela reportagem estavam desencapados.

Um dos que chamaram mais a atenção estava na estrada de Itapecerica, na altura do número 400, no Campo Limpo (zona sul). Um fio descia pelo poste e estava enrolado em um ponto de ônibus movimentado, em frente a um posto de gasolina.

Também na zona sul, na região do Ibirapuera, uma fiação está presa entre a árvore e o poste, ao lado da entrada do Hospital do Servidor Público Estadual.

Na esquina da rua Mariana Lemos de Abreu com a avenida Inajar de Souza, no Limão (zona norte), um fio pendurado entre dois postes atravessa a calçada, pouco acima da passagem de pedestres.

O carteiro Felipe Acácio de Souza, 32, trabalha nas ruas de São Mateus (zona leste) e diz ter atenção redobrada com os fios expostos. "Não dá para bobear. Você vira a esquina e acaba dando de encontro com um fio. Em quase todas as ruas há algum problema com os fios."

DEGRADAÇÃO

Não são só os fios soltos que chamam a atenção. Em alguns lugares, a degradação dos postes assusta. Em frente ao Mercadão, no centro, um poste está rachado de ponta a ponta, com a estrutura de ferro aparecendo. O mesmo acontece na rua dos Trilhos, na Mooca (zona leste), ao lado do campo da rua Javari.

Crédito: Robson Ventura/Folhapress Fio preso ao poste, que foi até pintado de branco por cima, na região de São Mateus, na zona leste
Fio preso ao poste, que foi até pintado de branco por cima, na região de São Mateus, na zona leste

CONSERTO

As empresas que mantêm cabos na cidade de São Paulo dizem que obedecem aos padrões de segurança em suas redes. Segundo a AES Eletropaulo, responsável pela rede elétrica, acidentes envolvendo ônibus, carros e caminhões derrubam ou danificam os postes, deslocando a fiação presa na estrutura. A empresa também cita queda de árvores e pipas como causadores de danos.

A Eletropaulo pede à população para, caso identifique fiação danificada, entrar em contato pela central de atendimento. Sobre os problemas encontrados pela reportagem, diz que "realizará o reparo imediato". "Se constatado que não é fiação elétrica, a companhia notificará as empresas de telecomunicações." A Embratel e empresas de TV a cabo dizem que vão ajustar os fios soltos de sua responsabilidade. A NET informa, ainda, que só oito dos locais pertencem a ela.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.