Após estourar pontos da CNH, diretor do Detran mineiro fará reciclagem

DANIEL CAMARGOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Após estourar os pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o diretor do Detran de Minas Gerais, Cesar Augusto Monteiro, entregou o documento e terá que se submeter a cursos de reciclagem para voltar a dirigir. Porém, foi mantido no cargo pelo governo mineiro.

A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (8) em uma reunião entre o chefe da Polícia Civil, delegado João Otacílio Silva Neto e o secretário de governo, Odair Cunha (PT), em Belo Horizonte.

Crédito: Divulgação/PCMG O novo diretor do Detran MG, César Augusto Monteiro Alves Júnior
O novo diretor do Detran MG, César Augusto Monteiro Alves Júnior

Em nota, o governo afirmou que a permanência de Monteiro se deve ao histórico de 25 anos dele como servidor. "Demonstrando habilidade técnica, competência, compromisso e urbanidade no trato com o cidadão", diz em nota o governo.

No trânsito, entretanto, Monteiro acumulou 120 pontos por infrações. A pontuação é seis vezes maior que o permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito. O delegado foi multado quatro vezes por avançar sinal vermelho e outras 18 por transitar em velocidade 20% superior à permitida.

Em três oportunidades a velocidade foi entre 20% e 50% superior à permitida. Além disso, também recebeu multa por deixar de usar o cinto de segurança. Ao todo são 26 infrações.

Monteiro, que tomou posse como chefe do Detran-MG, em 20 de dezembro, chegou a divulgar uma nota contestando a autoria das infrações. Ele atribuiu a pontuação a outras pessoas, como motoristas e familiares.

Alegou ainda que não recebeu as notificações das infrações e, que assim, não pôde exercer o direito de defesa e nem identificar quem eram os motoristas que dirigiam seus veículos. O delegado possui quatro veículos em seu nome.

No sábado (6), em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, Monteiro afirmou que iria instaurar um procedimento administrativo contra si mesmo no órgão que comanda. Porém, na reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, foi determinado que a Polícia Civil investigará a situação.

A reportagem solicitou uma entrevista com Monteiro, mas tanto a assessoria de imprensa da Polícia Civil quanto a do Detran-MG informaram que ele não falaria.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.