Chuvas causam deslizamentos e inundações em 14 cidades de SC

Crédito: Rodrigo Philipps/Futura Press/Folhapress JOINVILLE,SC,17.01.2018:ENCHENTE-JOINVILLE - Enchente no bairro Vila Nova, em Joinville (SC), nesta quarta-feira (17).. (Foto: Rodrigo Philipps/Futura Press/Folhapress) ***PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS***
Chuvas causam enchente no bairro Vila Nova, em Joinville (SC)

DE CURITIBA

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde a última terça-feira (16) provocaram deslizamentos, inundações e enxurradas em ao menos 14 cidades.

A Defesa Civil divulgou que há 12 residências atingidas, 13 desabrigados e dez desalojados. Para auxiliar as vítimas, foram abertos abrigos em Gaspar (SC), no Vale do Itajaí, e em Joinville (SC), no norte catarinense.

Na tarde esta terça, a prefeitura de Blumenau decretou situação de emergência em função da forte chuva que atingiu a cidade. Com a medida, a administração municipal pode buscar recursos financeiros para acelerar os trabalhos de manutenção das áreas atingidas por alagamentos e deslizamentos.

Desde o início dos temporais, nesta terça-feira, o Estado está mapeando as áreas de risco com o objetivo de reconhecer a suscetibilidade das regiões para movimentos de massa e inundações. Há alertas para risco de deslizamentos de terra, especialmente em Brusque, Joinville, Blumenau e em Florianópolis.

Na semana passada, as chuvas afetaram 25 cidades de Santa Catarina, deixando três mortos, um ferido, um desaparecido, 1.749 desalojados e 158 desabrigados. Quase mil residências foram atingidas.

FLORIANÓPOLIS

Os maiores volumes de chuva foram registrados na Grande Florianópolis e em parte do litoral. A capital decretou estado de emergência na quinta-feira (11) depois que as precipitações atingiram 400 mm em apenas 48 horas.

A chuva intermitente que atinge a capital catarinense fez aumentar o número de jacarés de papo amarelo avistados na cidade, e isso tem preocupado turistas.

Na última semana, o Corpo de Bombeiros recebeu 50 chamados para recolher 20 jacarés em áreas urbanas. Em um mês comum, a média é de apenas um chamado para esse tipo de ocorrência, segundo a corporação.

Os bombeiros e a Polícia Ambiental do Estado não registraram, porém, nenhum ataque de jacaré.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.