Certificado internacional de vacina da febre amarela demora até três meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

NATÁLIA CANCIAN
DE BRASÍLIA

Em meio ao avanço de casos de febre amarela, quem planeja viajar para um dos países que exigem certificado internacional de vacinação contra a doença pode esperar até três meses para conseguir o documento.

O prazo se refere ao intervalo entre o agendamento e a emissão do chamado "CIVP" em centros de orientação a viajantes mantidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em Estados maiores –caso de São Paulo. Em Estados menores, a espera varia entre 1 e 5 dias, diz a agência.

Febre Amarela

No centro que fica no aeroporto de Congonhas, por exemplo, agendamentos só estão disponíveis a partir de 4 de abril. Em Guarulhos, a próxima vaga é em 16 de fevereiro, segundo dados do sistema de cadastro e agendamento da agência.

A Anvisa diz que tem reforçado o diálogo com secretarias de saúde para tentar ampliar o número de serviços de vacinação que emitem o documento, hoje exigido por mais de cem países.

A ideia é fazer novas parcerias com municípios e Estados, os quais receberiam os papéis do CIVP e emitiriam o comprovante junto com a vacinação aos viajantes.

Segundo a agência, a ampliação ocorre à medida em que as secretarias encaminham os documentos para credenciar os serviços. Até o fim de março, a previsão é que haja mais 174 serviços públicos cadastrados.

Hoje em dia, além dos centros de orientação ao viajante mantidos pela Anvisa, o certificado pode ser emitido em outras 97 unidades públicas, como postos de saúde credenciados, e 118 privadas –nestas, a emissão do certificado costuma ser vinculada à vacinação na própria unidade. A Anvisa não tem dados do tempo de espera nesses locais.

Em São Paulo, de 16 unidades, nove são em serviços de vacinação privados. Com a falta de vacinas na rede particular, porém, clínicas que emitiam certificado também deixaram de fazê-lo.

Nas demais, a alta na procura causa impasse. No Hospital das Clínicas, que só emite certificado para vacinados no local, não há agendamento do atendimento, mas há longa espera.

O hospital diz que o certificado é emitido só nos casos em que há pré-cadastro do viajante no site da Anvisa.

Crédito: Reprodução Exemplo de carteira de vacinação com selo para identificar pessoas que tomaram a dose fracionada
Exemplo de carteira de vacinação com selo para identificar pessoas que tomaram a dose fracionada

REQUISITOS

O mesmo cadastro também é obrigatório nos demais serviços. Já a necessidade ou não de agendamento varia conforme a unidade.

Desde julho, a Anvisa também passou a priorizar, no atendimento, viajantes que apresentam comprovante de viagem marcada para as áreas que exigem o CIVP.

O documento também não será emitido para quem apresenta comprovante de ter tomado a dose fracionada da vacina, a qual passa a ser distribuída em São Paulo no final deste mês.

Neste caso, o viajante precisa solicitar que seja aplicada a dose padrão, por meio da apresentação de comprovante de viagem.

Apenas uma dose indica proteção por toda a vida, segundo a OMS. Assim, quem tem o certificado de vacinação com data vencida não precisa mais renová-lo.

Em nota, a agência diz que o tempo de espera "é uma questão muito relativa" e que depende de diversos fatores, "inclusive velocidade da rede e eventuais cadastros preenchidos de forma equivocada e incompleta".

Crédito:
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.