Doria diz que Prefeitura de SP conta foliões nas ruas com drones

Reportagem mostrou que estimativa de público era um 'apanhado' de números

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito João Doria (PSDB) afirmou no fim da noite desta sexta-feira  (9) que a medição do público do Carnaval é feito por meio de drones da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Nesta semana, a Folha mostrou que a prefeitura fez a contagem do público do pré-Carnaval por meio de apanhado de números sem metodologia. Na ocasião, a assessoria de Doria não citou o uso de drones.

"Nós temos um sistema de tecnologia da GCM através de drones e helicópteros", disse. Segundo ele, os drones utilizam um sistema de identificação por calor para fazer a medição.

Ele também afirmou que a cidade usa dados dos blocos para adicionar ao levantamento próprio. Em tom de brincadeira, o prefeito convidou o Datafolha para fazer a medição.

Doria chegou ao sambódromo do Anhembi aproximadamente meia hora antes do previsto. Desde que chegou, tem sido abordado por muitas pessoas para tirar selfies.

O prefeito João Doria e o vice Bruno Covas no desfile das escolas de samba de São Paulo
O prefeito João Doria e o vice Bruno Covas no desfile das escolas de samba de São Paulo - Artur Rodrigues/Folhapress
O secretário das Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho, mostrou à Folha imagem aérea que, segundo ele, foi do desfile do Monobloco na última semana. "[A medição] não é chute", disse.
 
Já o secretário de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues, admitiu que os números anunciados se tratam de uma estimativa. "Queremos chegar o mais próximo possível do exato, que seria possível apenas se contássemos cada pessoa", disse.
 
Ele explicou à Folha que as imagens captadas pelos drones são analisadas por um aplicativo chamado Crowdsize. O programa mede a quantidade de pessoas em determinado espaço, em diferentes densidades. 
 
De acordo com ele, a prefeitura tem usado três drones para fazer esse trabalho. No Carnaval, também serão usadas fotos aéreas tiradas pela Polícia Militar. 
 
Segundo ele, ainda assim a prefeitura utiliza outras fontes que não apenas as fotos aéreas, como as estimativas feitas pelos blocos que não foram monitorados. 
 
Só no pré-Carnaval foram 187 blocos na cidade.
 

Apanhado de Números

O público de 3,95 milhões de pessoas no pré-Carnaval de rua de São Paulo enaltecido pela gestão João Doria (PSDB) é uma estimativa feita a partir de um apanhado de dados de fontes distintas e sem nenhuma metodologia uniforme de contagem.

A contagem utilizada até agora pela prefeitura, porém, deixa uma série de dúvidas sobre os números. A administração diz apenas que a quantidade de foliões no sábado (3) e no domingo (4) foi baseada "nos números fornecidos pelos próprios blocos e no monitoramento feito pela própria administração, por meio da GCM, da CET e da Secretaria de Prefeituras Regionais".

A partir dessa informação, a Folha quis saber quais foram as metodologias de contagem aplicadas, mas a prefeitura não respondeu. Como a gestão informou que parte da estimativa é baseada em números dos próprios blocos, a reportagem também solicitou uma lista de blocos com seus respectivos públicos, mas também não houve resposta. Um total de 187 blocos desfilou na cidade no último final de semana.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.