Linha 4 do metrô de SP fica superlotada e tem tumulto com foliões

Na estação Pinheiros, houve confronto entre seguranças e foliões

Marina Consiglio
São Paulo
Estação Pinheiros, na linha 4-amarela, apinhada de gente na região das catracas na noite deste sábado   Crédito: Marina Consiglio/Folhapress
Estação Pinheiros, na linha 4-amarela, apinhada de gente na região das catracas na noite deste sábado - Marina Consiglio/Folhapress

O primeiro dia do Carnaval oficial de rua em São Paulo foi de tumulto, confrontos entre seguranças e usuários e superlotação na linha 4 amarela do metrô, localizada no polo da folia paulistana, em Pinheiros, na zona oeste.

Na estação Pinheiros, a concentração de gente impedida de acessar o local gerou tumulto, por volta das 20h30. Sem conseguirem entrar no metrô, os usuários partiram para o lado da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que mantém no local uma conexão da linha 9- esmeralda.

Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, houve uma confusão generalizada na estação. 

A reportagem flagrou um funcionário da companhia dando uma chave de braço em um usuário. Em meio ao tumulto, a reportagem da Folha também ouviu sons como de tiros de bala de borracha no interior da estação.

Durante o tumulto, os seguranças passaram a fazer o controle do fluxo de passageiros entre as portas automáticas de entrada da estação. A quantidade de gente era tamanha, que usuários pulavam os equipamentos. Por volta das 23h20, a estação Pinheiros ainda seguia com restrições de embarque.

FARIA LIMA

Mais cedo, por volta das 18h, a superlotação na estação Faria Lima, também na linha 4 do metrô, forçou a concessionária Via Quatro, que administra a linha, a tomar medidas de emergência.

Além de mudar os acessos em algumas plataformas, a empresa precisou usar grades para delimitar as áreas e controlar o fluxo de usuários nos acessos.

Um segurança informou que o acesso à Teodoro Sampaio estava com a entrada controlada. "A gente fecha pra formar um bolsão e controlar o fluxo de pessoas. Saída só pelo acesso Faria Lima (largo da batata)", disse.

Usuários derrubaram uma das grades usada para contenção no local. Policiais militares foram acionados para controlar os ânimos das pessoas. A estação chegou a impedir a entrada de pessoas ---só a saída era permitida.

CACETADA

Um homem tentou entrar no perímetro protegido e foi recebido com uma cacetada nas costas na Faria Lima. Houve princípio de briga, logo controlado.

Encostada ali, a aposentada Neide Aparecida de Souza, maquiada com sombra pink e purpurina, aguardava as amigas e a neta, de 14 anos. "Eu nem sei como eu cheguei na grade, vim empurrada pela multidão. Pelo menos eles foram cuidadosos comigo", disse.

Durante a conversa, as meninas chegaram. "Vamos embora, vó". Acharam o Carnaval muito cheio. "Muita briga, muito vômito. Nunca mais".

Na rua, cheiros se misturam e objetos se acumulam: há churrasco, urina, cigarros, latas, garrafas. "Ô, Breno, seu Air Max já foi branco, hein", um jovem comentava sobre o calçado do colega em meio ao movimento.

Não foi avistado policiamento na outra saída do metrô Faria Lima. Um grupo de jovens subiu no ponto de ônibus e dançava, animadamente. Grades de contenção foram instaladas na saída do metrô, onde uma multidão se acumulava, com empurra-empurra, tentando entrar ou sair.

OUTRO LADO

A ViaQuatro, que administra a linha 4-amarela, afirma que a confusão aconteceu no lado da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) da estação que faz a conexão com a linha 9-esmeralda.

Com a superlotação de um lado, passageiros começaram a pular grades em direção ao acesso aos trens, onde estavam os seguranças da companhia.

A CPTM, por sua vez, informa não houve nenhum tipo de disparo, mas possíveis excessos serão analisados pela gerência de segurança. Os vigilantes da companhia portam equipamento antitumulto: um cassetete e uma arma não letal.

Sobre os problemas apontados na estação Faria Lima, a ViaQuatro disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que o local foi fechado momentaneamente para o controle do fluxo de passageiros. Por volta das 20h15, a situação já estava normalizada, apesar da superlotação na região.

Ainda segundo a Via Quatro, as medidas emergenciais devem se repetir neste domingo (4), durante o Carnaval e no final de semana pós-folia (17 e 18) nas estações com maior demanda: Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista e Higienópolis-Mackenzie.

A empresa também intensificou o trabalho de orientação aos passageiros para que não segurem as portas e não acionem os equipamentos de segurança indevidamente, evitando assim as pausas entre as estações. Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento da concessionária pelo telefone 0800 770 7100.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.