Ministério planeja estender vacinação da febre amarela para todo o país

Estados do Nordeste e do Sul, hoje fora da zona de risco, seriam contemplados

Natália Cancian
Brasília

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse à Folha nesta quinta-feira (22) que a pasta estuda ampliar, até novembro deste ano, a vacinação de febre amarela para todo o Brasil.

Atualmente, a vacinação contra a febre amarela exclui algumas regiões do país, até então consideradas de menor risco para a doença —caso de alguns Estados do Nordeste e parte da região Sul e Sudeste por exemplo.

Com a medida, a vacina passaria a ser ofertada também nestes locais, onde hoje vivem 34 milhões de pessoas. O objetivo é prevenir um novo avanço da febre amarela em áreas onde não havia cobertura vacinal, como ocorreu no ano passado no Espírito Santo e, neste ano, em municípios de São Paulo.

"A ideia é discutir se será uma decisão nossa de governo, mas isso depende dos secretários estaduais concordarem vacinarmos toda a população que nunca foi alvo de vacinação no Brasil, porque não estava em área de risco", afirma Barros.

Segundo o ministro, a medida visa evitar a expansão do vírus antes do início de um novo "ciclo" de febre amarela no próximo verão, quando geralmente há aumento de casos.

"Como o vírus tem circulado em áreas novas, adiantaríamos essa vacinação. Essa é uma discussão em andamento que vai ter em duas semanas uma decisão", completa.

 

Agora, a previsão é que o debate seja levado a reuniões com representantes dos Estados e municípios. A intenção foi comunicada ao grupo em encontro nesta quinta na sede da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), em Brasília. 

"Se tiver essa justificativa epidemiológica, com certeza apoiaremos. Estamos muito preocupados", afirma o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e titular da área do Paraná, Michele Caputo Neto. 

Ainda de acordo com Barros, a proposta também será levada nesta semana à OMS (Organização Mundial de Saúde) pelo secretário-executivo do ministério, Antônio Nardi.

No ano passado, o ministério já havia anunciado a intenção de passar a vacinar crianças em todo o país contra a febre amarela. A medida, que incluiria a vacina no calendário do Programa Nacional de Imunizações, foi adiada devido ao surto em alguns Estados neste ano.

Agora, a ideia é retomar o debate, incluindo os adultos, nos mesmos moldes de público-alvo como já ocorre nas áreas onde a vacina já é recomendada.

Para que a ampliação ocorra, diz Barros, a pasta aguarda a confirmação da ampliação da produção de vacinas com uma nova fábrica, a qual deve produzir 4 milhões de vacinas por mês. A dose ofertada seria a integral.

"Com isso, teríamos capacidade de fazer a vacinação de todos até novembro, e o Brasil se transformaria todo ele em área permanente de vacinação. Essa é uma proposta que será discutida e, se decidida, haverá uma programação em cada Estado", explica Barros.

Dados de boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (21) apontam 545 casos confirmados de febre amarela desde julho do ano passado, com 164 mortes. Os registros ocorrem em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.