Descrição de chapéu Obituário Wilson Barbosa Martins (1917 - 2018)

Mortes: Fez sua história com a de Mato Grosso do Sul

Kelly Mantovani
São Paulo

A trajetória de Wilson Barbosa se confunde com a história de Campo Grande (MS). O Estado ainda pertencia a Mato Grosso quando o advogado formado pela USP começava a dar os primeiros passos na política.

Militante de oposição a Getúlio Vargas, foi um dos fundadores da UDN (União Democrática Nacional) nos anos 1940, pela qual ficou conhecido e foi eleito prefeito em 1958.

Sua resistência na ditadura militar fez com que perdesse os direitos políticos por dez anos, sendo impedido de exercer o mandato de deputado federal pelo MDB, em 1969.

Wilson Barbosa Martins (1917-2018)
Wilson Barbosa Martins (1917-2018) - Arquivo Pessoal

Longe do Congresso e da advocacia, dedicou-se à pecuária, na fazenda da família. Nos anos 1980 voltou à política, sendo eleito governador e deputado federal duas vezes, além de senador. Com a criação de Mato Grosso do Sul, foi presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local.

Amante da natureza, chamava a atenção pelo silêncio e sabedoria. Conciliador nato, sabia ponderar e ouvir vários lados de uma história. Tinha como ídolo o sogro, Vespasiano Barbosa, também político.

Católico fervoroso, rezava todas as noites. Seu jeito reservado se contrastava com a doçura com os filhos e netos. Me colocava no colo e falava dos contos de fada, lembra a neta Fabiana.

Voraz, lia dois ou três livros ao mesmo tempo. Aos 93, atacou de escritor: lançou a obra Memória Janela da História, que conta sua trajetória e fatos históricos do Estado.

Há quatro anos teve um AVC (acidente vascular cerebral) e teve a saúde debilitada. Morreu no dia 13, aos 100. Deixa dois filhos, sete netos e dez bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.