Descrição de chapéu Obituário Luiz Antonio Bueno Monteiro (1945 - 2018)

Mortes: 'Imparável' conselheiro apaixonado pelos palcos

Obstinado pelo autoaperfeiçoamento, gostava de motivar os demais

Paulo Gomes
São Paulo

"Parecia o Rocky Balboa", costumava dizer a poeta e atriz Elisa Lucinda sobre a apresentação de poesia de Luiz Antonio. Não que houvesse a agressividade do boxeador dos filmes, mas pelo rosto de Luiz --ele sofreu uma queda no dia da apresentação e abriu o supercílio. Declamou com o olho roxo.

Gostava de estar no palco. Cantava em caraoquês, fez teatro, poesia e deu palestras sobre autoaperfeiçoamento, tema que lhe era caro.

Bom conselheiro e dono de visão empreendedora, vivia orientando os outros, motivando as pessoas a não se conformarem, fazerem algo para sair da zona de conforto. Nos anos recentes, fez disso uma profissão.

Antes disso, trabalhou por 20 anos na Receita Federal, onde notabilizou-se como porta-voz do órgão.

Conheceu Lucila na plateia de um circo. Ao vê-la, teve certeza que ela seria a mulher de sua vida. "Ele dizia que queria uma mulher que fosse forte, guerreira, e de boa família", diz a filha, Cristina.

Uma vez, foi assistir a um espetáculo de Ary Toledo. O humorista interrompeu a apresentação para dizer que sua mãe tinha morrido, mas que não tinha o que fazer quanto a isso e, portanto, seguiria com o show.

Isso ressoou em Luiz --por isso a declamação com o rosto arrebentado, por isso tantas atividades lúdicas mesmo durante mais de uma década de tratamento contra o câncer. "Ele era imparável", afirma a outra filha, Fernanda.

Morreu no último dia 31, aos 72, em decorrência do câncer. Deixa a mulher, Lucila, e as filhas Cristina e Fernanda.

coluna.obituario@grupofolha.com.br


Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.