Descrição de chapéu Obituário Lauro Machado Coelho (1943 - 2018)

Mortes: Jornalista, foi a consciência crítica da ópera no Brasil

Com passagens em "O Estado de S. Paulo" e na revista "Concerto", biografou Liszt

Irineu Franco Perpetuo
São Paulo

A consciência crítica da ópera no Brasil calou-se. Principal referência do país na área, o jornalista Lauro Machado Coelho morreu em São Paulo na última quinta, aos 74 anos, de complicações decorrentes de uma infecção.

O crítico de óperas Lauro Machado Coelho
Lauro Machado Coelho (1943-2018) - Reprodução/Facebook

Mineiro de Belo Horizonte, foi inicialmente professor da Aliança Francesa, em sua cidade natal e em São Paulo, onde se radicou, em 1974.

Sua atuação jornalística, como crítico de música, está associada sobretudo ao jornal "O Estado de S. Paulo" e à revista "Concerto", meios em que cobriu a vida musical de forma sistemática.

Atuou ainda no "Jornal da Tarde", nas revistas "Época" e "Bravo!" e na Rádio Cultura FM. Por breve período, nos anos 1990, foi coordenador de corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo. Em todos esses lugares, deixou colegas saudosos de sua gentileza e generosidade e impressionados com sua memória prodigiosa e sua erudição.

Em livros, seu principal legado é a coleção "História da Ópera" (ed. Perspectiva) em vários volumes. Na Algol, publicou biografias dos compositores Bartók, Berlioz, Bruckner, Liszt e Sibelius. Foi também tradutor de russo; traduziu e biografou a poeta Anna Akhmátova, além de uma coletânea de poesia soviética.

Desde 2010, se afastara do trabalho por motivos de saúde, mas escrevia esporadicamente --seu último texto publicado foram as notas de programa para a montagem da opereta "La Belle Hélène", de Offenbach, no Theatro São Pedro, em novembro passado.

Deixa os filhos, Fernando e Guilherme --e um livro inédito sobre Felix  Mendelssohn.

coluna.obituario@grupofolha.com.br


Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.