Descrição de chapéu clima chuva

Temporais devem continuar a afetar paulistanos nas tardes desta semana

Até sábado (3), risco é elevado para alagamentos e deslizamentos de terra na capital

São Paulo | Agora

Chuva forte, acompanhada de vento e até raios, será persistente ao longo das tardes na capital paulista até ao menos o próximo sábado (3 de março), prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Esse prognóstico eleva o alerta para ocorrências de quedas de árvores, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios na cidade, segundo a Defesa Civil.

Bombeiros fazem buscas por criança levada por córrego durante chuva na zona leste de SP
Bombeiros fazem buscas por criança levada por córrego durante chuva na zona leste de SP - Rubens Cavallari/Folhapress

 

Segundo o Inmet, as chuvas previstas para esta semana são típicas do verão: volumosas, esparsas e rápidas. Elas estão sendo provocadas pela passagem de uma frente fria, pela atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, que leva umidade da Amazônia para o Sudeste, além da brisa marítima.

Só nesta segunda, conforme o Inmet, choveu 72 mm —pouco mais que o dobro do acumulado nos 25 dias do mês. 

Entre esta terça e sábado, a capital vai amanhecer com sol entre muitas nuvens. As chuvas ficarão concentradas na forma de pancadas no período da tarde.

Nesta quarta (28), as temperaturas variam entre 20°C e 30°C. Na quinta (1º), as temperaturas também estarão em elevação no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre 19°C e 30°C.

As pancadas de chuva permanecerão concentradas entre o final da tarde e o início da noite, segundo o CGE.

DESAPARECIDO

Nesta segunda (26), um temporal iniciado por volta das 14h provocou alagamentos, transtornos no trânsito e transbordamentos de córregos. Toda a capital entrou em estado de atenção, situação declarada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

Um estudante de 11 anos desapareceu ao tentar recuperar uma bola de futebol no córrego Rincão, na Vila Matilde, zona leste, durante o temporal -- na segunda, os bombeiros haviam dito que o menino tinha nove anos.

A corporação corporação iniciou as buscas pelo menino ainda na tarde de segunda e retomou nesta terça, mas ele não foi localizado. Só é possível fazer buscas enquanto há luz do dia. A operação então voltou a ser encerrada às 19h e será retomada nesta quarta (28).

A Dronepol, divisão especializada no uso de drones da GCM (Guarda Civil Municipal), prestou auxílio nas buscas. O córrego Rincão deságua no córrego Aricanduva, que desemboca no rio Tietê. O garoto é procurado nessa região e em outros três pontos.

Familiares do estudante acompanhavam as buscas e ainda mantinham esperanças de que ele seja encontrado com vida. Segundo a irmã do garoto, de 17 anos, a família é de Franco da Rocha (Grande SP), e havia mudado para a região há quatro meses. 

“Se ele morasse há mais tempo, saberia que não deve chegar perto do córrego quando chove”, disse um vizinho da família, o instalador de painéis Samuel Santos, 37.

 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.