Trecho do Expresso Tiradentes é interditado após pista afundar 20 cm

Cerca de 65,5 mil passageiros circulam por ali ao dia; prefeitura analisa causas

Luciano Cavenagui
Agora
Trecho de pista do expresso Tiradentes próximo à estação Pedro II está com rachaduras e corre o risco de desabamento
Trecho de pista do expresso Tiradentes próximo à estação Pedro II está com rachaduras e corre o risco de desabamento - Robson Ventura/Folhapress

Um trecho de aproximadamente 300 metros do Expresso Tiradentes (o antigo Fura-Fila) afundou 20 centímetros e foi interditado no último sábado (3) pela SPTrans.

O fechamento ocorreu após reclamações de motoristas de ônibus, que ficaram com medo de a pista ceder e cair no rio Tamanduateí, por onde passa a linha.

O trecho está localizado entre a rua Dona Ana Néri e o Terminal Parque Dom Pedro 2º, no sentido centro. Só transitam no local ônibus articulados e biarticulados, que transportam 65,5 mil passageiros por dia útil, em média, segundo a SPTrans.

O problema foi detectado na última sexta-feira (2), quando motoristas da viação Via Sul Leste encaminharam uma denúncia para o Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo).

"Os motoristas e cobradores ficaram com receio de passar pelo local. Não se trata só da segurança deles, mas também dos passageiros. Medimos o quanto a pista afundou e deu 20 centímetros", afirmou o diretor do Sindmotoristas, Mamédio Lima Silva.

"A prefeitura tem de tomar providência urgente para melhoria do Fura-Fila. O piso a qualquer momento pode ceder e provocar um acidente de graves proporções", afirmou o presidente do sindicado, Valdevan Noventa.

A direção da entidade protocolou ofício comunicando o problema junto à Secretaria Municipal dos Transporte e Mobilidade e à SPTrans.

Com a interdição do trecho, os ônibus estão trafegando agora pela pista lateral da avenida do Estado. O local costuma ter trânsito intenso pela manhã.

AVERIGUAÇÃO

A SPTrans, empresa vinculada à Secretaria Municipal dos Transportes e Mobilidade, da gestão João Doria (PSDB), afirmou que as causas do solapamento estão sendo averiguadas por técnicos e que não há riscos para a segurança dos motoristas e usuários. 

"Uma empresa de engenharia está sendo contratada emergencialmente e ficará responsável pelas obras, que terão início nos próximos dias", diz a empresa em nota divulgada no fim da manhã desta terça-feira (6).

De acordo com a SPTrans, até a conclusão das obras, os ônibus que seguem sentido bairro percorrerão cerca de 700 metros pela faixa exclusiva na Avenida do Estado nesse ponto. "Não houve alteração do percurso no sentido centro."

Os usuários que precisam desembarcar na estação Pedro II, vindos da estação Mercado, devem seguir até a estação Ana Nery e retornar para a estação Pedro II no sentido centro. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.