Caminhão espalha fios e prejudica serviço de internet no centro de SP

Fiação ficou beirando o chão por cerca de três quarteirões da al. Nothmann

Técnicos fazem conserto de fiação no cruzamento entre as alamedas Nothmann e Barão de Limeira, no centro de SP
Técnicos fazem conserto de fiação no cruzamento entre as alamedas Nothmann e Barão de Limeira, no centro de SP - Dhiego Maia/ Folhapress
São Paulo

O motorista de um caminhão é suspeito de ter posto abaixo uma rede aérea de fibra ótica que estava instalada no cruzamento entre as alamedas Nothmann e Barão de Limeira, na região central da capital paulista.

“Esse caminhão passou por aqui à noite e derrubou tudo”, afirmou um funcionário de uma padaria que não quis se identificar.

Ninguém sabe ao certo quando o incidente foi registrado, mas o emaranhado de fios que tomou conta do cruzamento já era visto pelos moradores desde a última quarta-feira (7).

O reflexo do incidente se propagou duas ruas acima, até a altura da Guaianases, com fios beirando o chão. 

Além do risco em não saber se a fiação estava energizada, os moradores tiveram o fornecimento de internet interrompido. “Meu acesso caiu depois disso. Viajei, voltei e ainda estou sem internet”, reclamou a estudante Ana Paula Silva, 20, moradora do edifício Luzon, na Barão de Limeira.

Na tarde desta sexta-feira (9), técnicos de quatro prestadoras de serviço da Vivo, a dona da rede afetada, estavam no local fazendo os reparos que devem ser finalizados até o final do dia.

Eles disseram à reportagem da Folha que a troca recente de um poste, feita pela distribuidora de energia Eletropaulo, da americana AES, pode ter facilitado a colisão.

Após a fixação do novo poste, a fiação teria ficado bem abaixo da altura ideal em relação ao solo, que é de seis metros. “Só foram atingidos os fios de fibra ótica porque eles sempre precisam estar 30 centímetros abaixo da fiação de energia”, disse um dos técnicos.

A AES Eletropaulo informou, por meio de nota, que avisa com antecedência as empresas de telefonia em caso de troca de poste, como ocorreu no último dia 6, para que, após o serviço, as empresas responsáveis façam a readequação de seus cabos. 

“Esclarecemos que os fios mencionados pela reportagem são de telefonia e que não há falta de energia no local. A concessionária não é autorizada a manusear fios que não são de energia elétrica”, afirmou a Eletropaulo. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.