Alckmin nega promessa e chama de mentira atraso de trem para Cumbica

Em 2002, tucano disse que ligação com aeroporto de SP estaria pronta em 2004

Mariana Zylberkan
São Paulo

Ao inaugurar na manhã deste sábado (31) uma estação de trem próxima ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chamou de “fake news” reportagens recentes que relembraram o longo atraso do estado de São Paulo na entrega da obra.

Reportagem da Folha publicada no mesmo dia, por exemplo, relembrou promessa feita pelo mesmo Alckmin em março de 2002. Na ocasião, o tucano apresentou o traçado da linha de trem que ligaria o centro de São Paulo ao aeroporto internacional.

O tucano, que deixará o cargo na próxima semana para disputar a Presidência e que à época era pré-candidato à reeleição ao governo, prometia em 2002 uma viagem com maior rapidez até o aeroporto a partir de 2004, como anunciava texto publicado no site oficial do governo.

Questionado agora sobre os motivos desses 14 anos de atraso, Alckmin disse que a informação é falsa. “Não demorou 14 anos. Isso é fake news, é mentira. A obra foi licitada em 2013. Estudos para trazer o trem para cá existem há mais de 50 anos. Ela foi licitada em 2013, em 2017 tivemos a primeira estação e, em 2018, ela está entregue.”

Em entrevista após a primeira viagem de teste do trem, Alckmin usou de um artifício para driblar a promessa de 2002. Para isso, colocou de lado as seguidas promessas tucanas de um trem para Cumbica, inclusive para a Copa de 2014, e focou apenas no projeto da linha 13-jade da CPTM, projeto para o aeroporto que enfim andou —licitado em 2013, prometido para 2015 e entregue em 2018.

Sérgio de Carvalho Júnior, gerente de relacionamento da CPTM, afirma que o projeto da linha “é totalmente diferente do Expresso Aeroporto, apresentado anteriormente como parceria público-privada”. 

Relembre promessas tucanas em 14 anos de atraso de trem para Cumbica

 

Com 12 ,2 km de extensão e três estações, a nova linha só deve iniciar a operação comercial, diariamente das 4h à meia-noite, a partir do fim de junho, quando se encerra a última etapa de testes. No período de adaptações, a tarifa não será cobrada.

O nome da estação é Aeroporto, mas, na prática, não é exatamente isso. O passageiro, com suas malas em mãos, terá que atravessar uma passarela e ainda pegar um ônibus até os terminais nacionais e internacionais.

Administrado pela concessionária GRU Airport, o sistema de ônibus foi previsto inicialmente como uma alternativa até que a concessionária entregasse um monotrilho que faria essa ligação entre a estação de trem e o setor de embarque do aeroporto.

A mudança já seria significativa em relação ao projeto original do estado, que previa a construção da estação próxima ao check-in. O projeto, porém, foi revisto após a decisão da concessionária de construir um shopping no local planejado para a estação.

A concessionária diz que a localização da estação foi decidida em acordo com o governo estadual. Em troca, ela se comprometeu a transportar gratuitamente os usuários do trem aos terminais. O plano era usar um monotrilho, a exemplo de outros grandes aeroportos, mas segundo avaliação da GRU Airport, a demanda de passageiros será suficientemente atendida com o sistema rodoviário —agora consolidado.
O serviço circular de ônibus para quem desembarcar do trem ficará a cerca de 500 metros do terminal 1 e a 2,5 km do terminal 3 de Cumbica.

A GRU Airport foi questionada pela Folha, mas não respondeu sobre a previsão de inauguração do shopping, previsto para o terminal 3.

Por enquanto, para chegar à estação Aeroporto, o usuário que estiver no centro de SP precisa seguir até as estações Brás ou Tatuapé, dali embarcar na linha 12-safira da CPTM até a estação Engenheiro Goulart, onde é possível a baldeação com a linha 13-jade. Em junho, porém, o governo promete uma linha expressa da Luz até a estação Aeroporto —a passagem custará R$ 8, como anunciou Alckmin neste sábado.

Um estudo funcional, segundo Carvalho Júnior, prevê mais quatro estações da linha 13-jade, chegando ao bairro guarulhense de Bonsucesso.

Neste sábado, a Folha testou e confirmou o tempo estimado pela concessionária no percurso de ônibus entre a estação de trem e os terminais de embarque do aeroporto. São cerca de dez minutos até o terminal 3, o mais afastado. O sistema de ônibus é circular e para em cada um dos terminais --os pontos de parada estão sinalizados. 

Para a inauguração, a GRU Airport improvisou e teve que disponibilizar os ônibus usados nas pistas do aeroporto. Os veículos específicos, com espaço para bagagens, ainda serão implantados pela concessionária.

Neste sábado, a reportagem levou uma hora e meia entre a avenida Paulista e o terminal de embarque do aeroporto. A ligação envolve três linhas do metrô e duas de trem, além do ônibus circular de Cumbica.

ATRASOS

Questionado por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos sobre os sucessivos atrasos, o governo do estado informou que só começou a receber os estudos da iniciativa privada no final de 2006, dois anos após a meta inicial para a entrega.

A gestão Alckmin alega que o interesse privado se esvaiu após a divulgação pelo governo federal do trem-bala que ligaria o aeroporto ao sistema de transporte público de São Paulo, na mesma época, o que causou o primeiro atraso no cronograma. 

Já em 2007, sob a gestão José Serra (PSDB), o projeto foi retomado com promessa de entrega em 2010. Um ano antes do prazo, ganhou nova data: a Copa de 2014.

Em 2011, de novo com Alckmin, o plano de um trem expresso passou por remodelagem. A ideia foi transformada na criação de nova linha da CPTM conectada a outra já existente na zona leste.
Em 2013, as obras tiveram início com previsão de entrega em 2015. O prazo, porém, foi mais uma vez estendido, segundo o governo, por falta de repasses federais.

Segundo o governo, o investimento de R$ 2,3 bilhões para a construção da linha 13-jade veio de financiamentos de fundos europeus, além de R$ 425 milhões do BNDES.

COMO VAI FUNCIONAR O TRANSPORTE ATÉ CUMBICA

Linha 13-jade

Funcionamento:
31.mar a 30.abraos sábados e domingos das 10h às 15h
30.abr a 31.maitodo dia das 10h às 15h
- A partir de 1º.jul: todo dia das 4h à 0h
Trajeto: estações Eng. Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos
Tempo de trajeto: 15 min
Intervalo entre trens: 30 min
Tarifa: R$ 4 (só será cobrada a partir de julho)
Quem administra: CPTM

Ônibus até os terminais

Funcionamento: igual ao da linha 13-Jade
Trajeto: terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos
Tempo de trajeto:
- Até o terminal 1: 2 minutos
- Até o terminal 2: 9 minutos
- Até o terminal 3: 14 minutos
Intervalo entre ônibus: 15 min
Tarifa: grátis
Quem administra: concessionária GRU Airport

Trem expresso Connect

Funcionamento: a partir de 1º.jul, nos horários de pico
Trajeto: estações Brás e Aeroporto (sem paradas)
Tempo de trajeto: 35 min
Tarifa: R$ 4
Quem administra: CPTM

Trem expresso Airport-Express
 
Funcionamento: a partir de 1º.ago, em quatro horários por dia nos dois sentidos (ainda não definidos)
Trajeto: estações Luz e Aeroporto (sem paradas)
Tempo de trajeto: 35 min
Tarifa: ainda não definida
Quem administra: CPTM
Primeira promessa de entrega: início de 2005, pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB)

COMPANHIAS AÉREAS EM CADA TERMINAL

Terminal 1
Azul e Passaredo
Portões de embarque: 101 a 109
 
Terminal 2
Aerolíneas Argentinas, AeroméxicoAir Europa, Austral Líneas Aéreas, Avianca, Boliviana de Aviación, Copa Airlines, Cubana de Aviación, Delta Air LinesEthiopian Airlines, Gol, Latam (voos domésticos), Royal Air Maroc e TAAG
Portões de embarque: 201 a 246

Terminal 3
Air Canada, Air China, Air FranceAlitaliaAmerican Airlines, British AirwaysEmiratesEtihadIberia, KLM, Latam (voos internacionais), Lufthansa, Qatar, South AfricanSwiss, TAP, Turkish Airlines e United Airlines
Portões de embarque: 301 a 326

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