Bope, grupo de elite da PM no Rio, é alvo de vistoria do Exército

A inspeção é fechada à imprensa e deve durar até o final desta quarta-feira (21)

Agente do Bope patrulha a favela da Rocinha, no Rio
Agente do Bope patrulha a favela da Rocinha, no Rio - Mauro Pimentel - 26.jan.18/AFP
Sérgio Rangel
Rio de Janeiro

O Exército realiza, na manhã desta quarta (21),  uma inspeção na sede do Bope (Batalhão de Operações Especiais), grupo de elite da PM do Rio.

Os militares chegaram com batedores, um ônibus e um caminhão. A inspeção é fechada aos jornalistas e deve durar até o final desta quarta. O Bope ficou famoso no país após o filme “Tropa de Elite”, que retratava o cotidiano do batalhão.

Na película, o capitão Roberto Nascimento era vivido pelo ator Wagner Moura. Na semana passada, o Exército começou a fazer inspeções em Batalhões da PM. O primeiro foi no 14º BPM, em Bangu, área responsável pelo policiamento da Vila Kennedy, comunidade ocupada pelo Exército desde o mês passado.

O objetivo das inspeções é entender o funcionamento dos batalhões. Nesta semana, os militares decidiram acabar com duas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) e reintegrar os policiais ao batalhão de Bangu.

OPERAÇÃO

Além da inspeção no Bope, o Exército realiza na manhã desta quarta uma operação nas principais rodovias federais do Rio e na avenida Brasil, via que corta a capital. A ação estabelece postos de bloqueio, controle e fiscalização nos principais acessos à BR-101 e à RJ 104, e intensifica o patrulhamento na avenida Brasil.

Já a Polícia Militar realiza patrulhamento ostensivo em São Gonçalo, município da região metropolitana. A Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional também participam da ação nas estradas. No total, 1.400 militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e 110 policiais militares participam da operação.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.